PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Bi mundial e goleador: Quem é a joia que assumiu a 7 de Dudu na Liberta

Gabriel Silva, atacante do Palmeiras, usará a camisa 7 na Libertadores - Cesar Greco
Gabriel Silva, atacante do Palmeiras, usará a camisa 7 na Libertadores Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

15/09/2020 04h00

Classificação e Jogos

Com a saída de Dudu para o Al-Duhail (QAT), o Palmeiras terá um novo camisa 7 na volta da Copa Libertadores. A numeração ainda está vaga nas outras competições, só que precisou ser reutilizada pelas regras do torneio continental. O escolhido para assumi-la foi Gabriel Silva, um dos caçulas do elenco, mas de currículo de grande sucesso nas categorias de base alviverde.

Aos 18 anos, o atacante já fez duas partidas pelo profissional, contra Santos e Sport, mas com a camisa 49. Promovido ao elenco de Vanderlei Luxemburgo depois da pausa por conta da pandemia do coronavírus, Gabriel Silva vem de uma temporada em que foi muito decisivo, com 40 gols em 46 partidas, pelo sub-17 e sub-20.

Ele marcou em todas as finais nacionais que disputou em 2019: Paulista sub-17 e sub-20, Copa do Brasil sub-17, Supercopa do Brasil sub-17 e sub-20, além de Brasileiro sub-20. Entre seus maiores feitos na base, estão os gols nas decisões dos dois títulos mundiais sub-17 que venceu pelo Palmeiras, contra Real Madrid (ESP) e Leganés (ESP).

Contando as três categorias que jogou pelo Verdão (sub-15, sub-17 e sub-20), Gabriel Silva marcou 69 gols no Paulista. Com passagens por seleções sub-15 e sub-17, ele faz parte de uma das gerações consideradas mais talentosas da base alviverde, dos nascidos em 2002, como Gabriel Veron e o lateral esquerdo Renan, outro recém-inscrito na Libertadores.

Jogador do Verdão desde os 13 anos, Gabriel tem um histórico de ascensão rápida, tanto que nem ficou por um ano no sub-20 antes de ser puxado por Luxa. O técnico gostou do que viu no jovem, inicialmente do "grupo de apoio" da categoria de base, que completa treinos do profissional quando necessário.

Acostumado a disputar competições internacionais pelas categorias de base do clube, Gabriel mostrou sua ansiedade antes de ir para a Bolívia, onde o Palmeiras enfrenta o Bolívar, amanhã (16), às 21h30 (de Brasília). "Dá um friozinho na barriga, mas vou treinar e me dedicar bastante para fazer o melhor", afirmou à TV Palmeiras. O novo camisa 7 deve ficar no banco.

Como aconteceu com todos os outros garotos usados no profissional, Gabriel Silva renovou seu contrato com o Palmeiras nesta temporada. O atual vínculo é válido até o fim de 2025.

Palmeiras