Topo

Vasco

Obrigatoriedade de impugnação presencial gera fila de sócios do Vasco

Obrigatoriedade de impugnação presencial gera fila de sócios do Vasco em São Januário  - Reprodução
Obrigatoriedade de impugnação presencial gera fila de sócios do Vasco em São Januário Imagem: Reprodução

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/09/2020 13h08

A obrigatoriedade de realizar a impugnação de maneira presencial, em São Januário, da lista de sócios votantes na eleição presidencial do Vasco tem gerado fila no clube hoje (5).

A determinação partiu ontem, no site oficial cruz-maltino, da vice-presidência de Comunicação, algo que gerou revolta em muitos vascaínos em função da pandemia de coronavírus que o país atravessa. Idosos, por exemplo, foram flagrados na fila de espera da secretaria vascaína.

Outro ponto de muita reclamação é o fato de que, nestes moldes, os associados de fora do Rio de Janeiro terão sérias dificuldades de impugnar, já que precisarão se deslocar para a capital carioca se quiserem exercer tal direito.

Uma das exigências é de que a reivindicação seja feita por próprio punho. E procurações para que outros sócios realizem a impugnação aos chamados "off-Rio" também não estão sendo aceitas.

No total, a lista publicada pela Junta Deliberativa conta com 7.981 nomes aptos a participarem do pleito, mas uma quantidade significativa de associados tem reclamado que suas matrículas não constam mesmo garantindo estarem em dia com os pagamentos e com as regras do estatuto.

Vale destacar que o presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, foi o único integrante da Junta que se negou a assinar a lista por entender que há inconsistências com o que foi debatido na reunião virtual do órgão.

A previsão é de que a eleição presidencial do Vasco aconteça na primeira quinzena de novembro de 2020.

A vice-presidência de Comunicação do Vasco foi procurada pelo UOL Esporte para falar sobre o tema, mas até o momento não respondeu aos questionamentos.

Vasco altera determinação à noite

No início da noite de hoje, o Vasco emitiu uma nota oficial alterando a regra de impugnação, aceitando que ela fosse por email. Segue abaixo o comunicado:

"Informe aos sócios

Prezado (a) sócio (a),

Atendendo a centenas de pedidos de sócios estatuários que moram em outros estados ou que não podem se deslocar à Secretaria do Clube, a Diretoria Administrativa do Club de Regatas Vasco da Gama informa que, a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, os associados que quiserem encaminhar recursos ou pedidos de impugnação referentes às listas de sócios elegíveis e votantes poderão fazê-lo por intermédio do e-mail: secretaria.recurso@crvascodagama.com. Os requerimentos deverão ser endereçados em nome da Junta de Recursos até a próxima sexta-feira, dia 11 de setembro, último dia para a apresentação de recursos ou impugnações.

Diante das dúvidas e manifestações suscitadas a partir da publicação das listas de sócios elegíveis e de sócios votantes com vistas à Assembleia Geral Ordinária, o Clube aproveita para esclarecer alguns fatos:

Como é de conhecimento de todos, a atual Diretoria Administrativa implementou um novo programa de sócios, tendo como parceira uma das mais conceituadas empresas do setor. O Clube passou a ter uma sofisticada plataforma de gestão da base de sócios, integralmente digitalizada e com toda a administração financeira realizada de forma eletrônica.

Quando da implantação desta nova plataforma, cabe lembrar, houve a migração de dados de toda a base de sócios e de suas respectivas informações que constavam no sistema anterior.

Além dos critérios aprovados pela Junta Deliberativa para o fechamento das listas de elegíveis e votantes, o citado colegiado também se baseia nas informações financeiras dos associados para a definição das duas relações. Dados inconclusivos no histórico de pagamentos da base anterior, que foi, repita-se, importada pelo atual sistema, podem ter sido, no entendimento da Junta Deliberativa, motivo para a exclusão do nome de associados das listas de votantes e de elegíveis.

Nunca é demais lembrar que a responsabilidade pela definição de ambas as listas é da Junta Deliberativa e não da Diretoria Administrativa.

Cabe ressaltar também que a lista de sócios aptos a votar fornecida pela Secretaria do Clube à Junta Deliberativa somava 8.843 nomes. No entanto, de acordo com os critérios estabelecidos pela Junta Deliberativa - e não pela Diretoria Administrativa -, a lista de sócios votantes acabou reduzida para 7.981 nomes.

O Clube orienta todos os sócios que se sentirem no direito de integrar as listas de votantes e/ou de elegíveis a apresentar recurso à Junta de Recursos, presencialmente na Secretaria ou através do e-mail secretaria.recurso@crvascodagama.com. Conforme já divulgado, a Secretaria estará aberta exclusivamente para o recebimento de recursos e impugnações nos seguintes dias e horários:

Terça-feira (8/9): das 9h às 17h
Quarta-feira (9/9): das 9h às 17h
Quinta-feira (10/9): das 9h às 17h
Sexta-feira (11/9): das 9h às 17h


Atenciosamente,
Club de Regatas Vasco da Gama
Diretoria Administrativa"

Vasco