Topo

Libertadores - 2020

Por que rival do Palmeiras joga Libertadores, mesmo disputando a 2ª divisão

Tigre (ARG) foi campeão da Copa da Superliga, mas acabou rebaixado no Campeonato Argentino - Rodrigo Valle/Getty Images
Tigre (ARG) foi campeão da Copa da Superliga, mas acabou rebaixado no Campeonato Argentino Imagem: Rodrigo Valle/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 04h00

O Tigre estreia na Copa Libertadores contra o Palmeiras, às 19h15 (de Brasília) de hoje, sob enorme pressão. O time disputa a segunda divisão da Argentina e corre riscos de não subir, por isso tem seu estilo de jogo "tiki-taka" questionado e o técnico em situação bem delicada. Em meio à crise, só joga o torneio continental por causa de um título improvável de 2019.

O time conquistou vaga na Libertadores ao ser campeão da última Copa da Superliga, em junho. Do time que venceu o Boca Juniors naquela final, a metade defensiva permanece, mas os meias e os atacantes saíram — entre eles Walter Montillo, que havia jogado vários anos no Brasil e hoje é da Universidad de Chile.

Há um ano o treinador do Tigre é Néstor Gorosito. O mesmo que foi vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2012 e na ocasião deixou o Morumbi falando um monte de impropérios sobre o São Paulo e aquela final interrompida. O técnico é entusiasta do toque de bola paciente, às vezes até um pouco demorado, e não mudou de convicção nem mesmo com o rebaixamento ocorrido em 2019.

Gorosito ganhou fôlego com a vitória sobre o modesto Gimnasia Jujuy na sexta-feira (28), por 3 a 1, mas está longe de ter tranquilidade. O Tigre está no quinto lugar de um dos grupos da "Primera Nacional", a segunda divisão argentina, e só os quatro primeiros avançam para o mata-mata do acesso. Neste cenário, Gorosito trata a participação na Libertadores quase como uma formalidade.

"O objetivo é subir, e temos que estar focados nisso. Mas temos a esperança de fazer uma boa Copa. Sabemos que é difícil, mas é importante para o clube", disse o treinador no último sábado (29). Neste ano o Tigre jogou quatro partidas, tendo duas vitórias e duas derrotas.

Palmeiras já passou por isso

Curiosamente, o próprio Palmeiras já jogou a Libertadores estando na Série B. Foi em 2013, um ano após ser campeão da Copa do Brasil e rebaixado no Brasileirão. Na ocasião o time de Gilson Kleina foi líder de seu grupo, mas acabou eliminado pelo Tijuana (MEX) nas oitavas de final. Criciúma, Santo André e Paulista também jogaram a competição estando na Segundona, assim como Jorge Wilstermann (BOL) e Santiago Wanderers (CHI) — este no ano passado.