PUBLICIDADE
Topo

Esporte


Retrospecto goleador e passado com técnico: por que Barça quer Willian José

Willian José comemora gol contra o Real Madrid com a camisa da Real Sociedad - GABRIEL BOUYS / AFP
Willian José comemora gol contra o Real Madrid com a camisa da Real Sociedad Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/02/2020 17h06

Vivendo uma crise de lesões no setor ofensivo, o Barcelona se move para tentar agilizar a contratação de um atacante mesmo fora da janela de transferências, e o brasileiro Willian José é o alvo preferencial. O retrospecto goleador nas últimas sete temporadas no futebol espanhol e a afinidade com o técnico Quique Setién, com quem trabalhou no Las Palmas, fazem com que o centroavante de 28 anos se torne o favorito dos catalães, apesar de seu time, a Real Sociedad, fazer jogo duro para liberá-lo.

Desde que chegou à Europa, em 2014, Willian José já acumula 69 gols no Campeonato Espanhol, sendo 55 na primeira divisão e 14 na segunda. O atacante ex-São Paulo e Santos foi contratado pelo Real Madrid e jogou a temporada 2013/14 majoritariamente pelo time B, na segundona espanhola, anotando quatro gols em 16 jogos. Na temporada seguinte, emprestado ao Zaragoza, balançou a rede dez vezes, também na segunda divisão.

Desde então, o centroavante se tornou um dos goleadores mais consistentes de La Liga. Em 2015/16, pelo pequeno Las Palmas, sob o comando do atual técnico do Barça, Quique Setién, ele fez nove gols. Já nas três últimas temporadas, pela Real Sociedad, foram 12, 15 e 11 gols, respectivamente. Pela atual edição do campeonato, em 22 jogos, já são oito gols.

Os bons números no Campeonato Espanhol pesam bastante, já que o Barça só poderá contratar um jogador que já esteja federado no país —isso porque a janela para transferências de origem externa já fechou, mas, com a confirmação do tempo de baixa de seis meses de Ousmane Dembélé, a federação espanhola deve abrir uma exceção para uma contratação emergencial. Além de Dembélé, o Barcelona também está sem Luis Suárez por lesão, e o uruguaio só deve voltar em abril.

A história com Setién também influencia para que o Barça tenha Willian José na mira. O jornal catalão Mundo Deportivo publicou que o treinador avalizou a contratação e falou sobre as qualidades do brasileiro para a diretoria. A expectativa é que um reforço para o ataque seja anunciado até o final desta semana.

Outros nomes ventilados como alvos do Barcelona foram os atacantes Loren, do Betis, Ángel Rodríguez, do Getafe, e Lucas Pérez, do Alavés, mas Willian José é o alvo número um hoje. O Barça havia tentado contratar Rodrigo, brasileiro naturalizado espanhol que é destaque do Valencia, durante a janela de janeiro, mas não conseguiu chegar a um acordo financeiro para a liberação. Atualmente, o time catalão tem apenas Lionel Messi, Antoine Griezmann e Ansu Fati para o setor ofensivo.

Esporte