PUBLICIDADE
Topo

Datena foi diretor secreto de Sócrates e forçou Neto no "Donos da Bola"

José Luiz Datena recebeu o UOL Esporte em seu camarim na sede da Band, em São Paulo - Diego Padgurschi/UOL
José Luiz Datena recebeu o UOL Esporte em seu camarim na sede da Band, em São Paulo Imagem: Diego Padgurschi/UOL

Bruno Grossi e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 12h23

Uma aventura frustrada pelas categorias de base do Botafogo, de Ribeirão Preto, e o início da carreira de repórter no jornalismo esportivo aproximaram José Luiz Datena de Sócrates. Os dois criaram fortes laços de amizade e chegaram a ter um programa de TV juntos. Em entrevista exclusiva publicada pelo UOL Esporte, Datena conta detalhes sobre a atração e revela uma manobra que precisou fazer para não deixar o Doutor sozinho na emissora.

"Eu estava na Record na época e esse programa era de uma afiliada da Record, mas depois mudou de emissora. Eu não podia mais participar assim. Então eu virei diretor do programa sem ninguém saber. O cartunista Pelicano fez uma caricatura do Magrão pra fazer o novo cenário e virou 'Papo com Doutor'. Eu não podia usar meu nome e virei o Duda Almeida, diretor. Era um barato!", diverte-se.

Além dos causos sobre Sócrates, como uma viagem perigosa de avião em permuta a uma propaganda, Datena também confessou que precisou forçar a barra na Band para que o "Donos da Bola" nascesse no começo da década. A emissora havia previsto mais um programa policial para o apresentador, que resolveu apelar para o carisma de Neto e uma grande dose de humor non-sense para transformar a ideia inicial da Band no debate esportivo mais popular da TV aberta.

"Eu fui dobrando os caras e prometi ao Neto que o programa seria dele. Acho que esse foi o último grande barato que a televisão criou no esporte. E começou sendo um programa muito louco, non-sense total. Até revivi meu começo na Globo. Era telefone voando, os comentaristas na boca de um sapo... Eu fazia o 'congela o Ulisses" quando o Ulisses Costa [narrador] começava a falar e até a novela [Avenida Brasil] imitou. E o Neto se transformou no melhor apresentador de esportes, com uma audiência enorme", relata.

Um universo de conteúdo para assistir do seu jeito.

O Conto de Aia
Flack
Acende a Luz
De Férias com o Ex - Brasil
Schitts Creek
The Office
Patrulha Canina
Inimigos da HP