Topo

Brasileirão - 2019

Título do Fla abre caminho para Libertadores inédita com 4 grandes de SP

São Paulo e Palmeiras lideram ranking histórico de participações brasileiras na Libertadores - Alan Morici/AGIF
São Paulo e Palmeiras lideram ranking histórico de participações brasileiras na Libertadores Imagem: Alan Morici/AGIF

Do UOL, em São Paulo

25/11/2019 12h00

Com o título do Brasileirão já nas mãos do Flamengo, a emoção das quatro últimas rodadas ficará centrada nas brigas por vaga na Libertadores e na luta contra o rebaixamento. Se o campeonato acabasse neste domingo, a Libertadores de 2020 contaria com a presença do quatro grandes paulistas na mesma edição, um fato inédito.

Santos, Palmeiras e São Paulo ocupam, respectivamente, as segunda, terceira e sexta colocações na tabela do Brasileirão, posições que os deixam com vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores. Já o Corinthians está em oitavo e, caso siga nesta colocação, disputará a fase preliminar da competição —desde que o Athletico-PR, já classificado por conta do título da Copa do Brasil, esteja entre os oito primeiros.

Em 60 edições da Libertadores, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo nunca estiveram juntos no mesmo ano. A presença de dois ou até mesmo três times desse grupo já é fato corriqueiro na competição. Aúltima vez que a Libertadores não teve nenhum paulista foi em 2014. Já a última em que o estado só teve um representante foi em 2002, com o São Caetano.

A presença do trio de ferro paulistano ao mesmo tempo aconteceu três vezes nos últimos 14 anos (2006, 2013 e 2016).

Apenas duas vezes a Libertadores contou com quatro times paulistas. Em 2005, classificaram-se Santos, São Paulo, Palmeiras e Santo André, então campeão da Copa do Brasil. No ano seguinte, foi a vez da presença de São Paulo, Corinthians e Palmeiras, além do Paulista, que também havia conquistado a Copa.

Até o momento, Grêmio, São Paulo e Palmeiras lideram o ranking brasileiro de participações na Libertadores, com 19 cada. Cruzeiro aparece em segundo, com 17, e o atual campeão Flamengo em terceiro, com 15. Corinthians e Santos aparecem no ranking na quarta colocação, com 14 participações.