Topo

Fortaleza

Fortaleza acionará CBF por pênalti não marcado: "não dá para ficar calado"

Fortaleza reclamou de pênalti em cima de Wellington Paulista (foto) - Pedro Chaves/AGIF
Fortaleza reclamou de pênalti em cima de Wellington Paulista (foto) Imagem: Pedro Chaves/AGIF

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

06/05/2019 15h37

O Fortaleza irá protocolar uma reclamação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta do pênalti não marcado no jogo de ontem, na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

No lance em questão, ocorrido ainda no primeiro tempo, com o jogo em 0 a 0, o árbitro Wagner Reway foi à beira do campo para rever no monitor de vídeo o lance em que Wellington Paulista foi empurrado por Gilson. Ele, no entanto, não conseguiu o ato como faltoso.

"O árbitro não pode errar após ver o VAR. Não dá pra brigar com a imagem. A tecnologia é ótima, não entendo como se erra após ver o lance de vários ângulos. Ou então está todo mundo errado e só o árbitro está certo. Não posso ficar calado com uma injustiça dessas", disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, em entrevista ao UOL Esporte.

"Somente ele [não viu pênalti]. Em todo o Brasil", acrescentou o dirigente, que prometeu uma ação do Fortaleza junto à CBF 'até amanhã'.

Ainda no domingo, dia do jogo, Wellington Paulista e Rogério Ceni também dispararam críticas ao árbitro. O atacante reclamou ainda no intervalo da partida.

"Se tem o VAR, é para essas coisas. Quando o juiz não consegue ver uma situação que a bola está do lado do campo... Na hora que eu estava entrando na área, o Gilson me calçou. Na entrada da pequena área, ele me calçou que cortou até o meu meião, e ele não deu pênalti. Veio ver o VAR, olhou o VAR, e também não deu pênalti. É pênalti, tem de dar. Se tem o VAR, é para quê? Não é para auxiliar eles? Estão colocando para auxiliar, eles não querem", disse.

Já na entrevista coletiva, Rogério Ceni adotou o mesmo tom de reclamação.

"Tivemos a oportunidade de fazer o gol, bola na trave. Um pênalti claríssimo, eu vi no intervalo, a nosso favor. O árbitro foi, olhou, o VAR... não sei para que existe, se existe para olhar, todo mundo olha e vê. Ele interpretou de forma errada, na minha opinião. Fizemos uma belíssima partida. Uma grande injustiça esse resultado. O empate poderia ser mais justo", analisou.

"Como o árbitro não teve a personalidade, eu vou ficar na personalidade para não colocar outros adjetivos, para marcar o pênalti na casa do adversário, nós saímos derrotados", acrescentou.

Com a derrota, o Fortaleza terminou a terceira rodada do Campeonato Brasileiro na 16ª colocação, com três pontos somados. O time de Ceni volta a campo pelo Nacional no domingo (12), quando recebe o São Paulo. Antes disso, encara o Santa Cruz pelas semifinais da Copa do Nordeste, quinta-feira (9).

Fortaleza