Topo

Coutinho dá adeus à má fase: meia já é elogiado pela imprensa espanhola

Philippe Coutinho se destacou no primeiro tempo do jogo do título do Barcelona - Pau Barrena/AFP
Philippe Coutinho se destacou no primeiro tempo do jogo do título do Barcelona Imagem: Pau Barrena/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/04/2019 04h00

Preciso, perigoso, ambicioso, onipresente. Estes foram alguns dos elogios dados pela imprensa espanhola para a atuação de Philippe Coutinho nos 45 minutos em que esteve em campo na vitória por 1 a 0 em cima do Levante. A vitória garantiu a conquista do Campeonato Espanhol ao Barcelona pela 26ª vez em sua história.

Na avaliação do jornal Sport, a noite de Coutinho foi merecedora de uma nota 7, com direitos a elogios poéticos do jornalista Ivan San Antonio: "toda vez que ele tocava na bola, soava um violino".

"Ele estava bem e preciso no passe. E quando isso acontece, seu futebol flui e se torna elegante. Sempre perigoso, embora faltou concretizar algumas de suas chances", publicou o jornal em seu site.

Já o Mundo Deportivo definiu a atuação do brasileiro como persistente: "quatro chutes ao gol e uma falta na trave mostraram sua ambição em uma partida em que ficou próximo do seu melhor nível".

coutinho - LLUIS GENE / AFP - LLUIS GENE / AFP
Coutinho comemorou gol na Liga dos Campeões com recado aos críticos
Imagem: LLUIS GENE / AFP

Os elogios não se resumiram somente aos jornais da Catalunha. O Marca, de Madri, publicou uma matéria em que afirma que o meia-atacante está pronto para o reencontro com o Liverpool.

"Pode ser coincidência ou não, mas o fato é que Coutinho encontrou seu melhor momento nesta temporada justamente antes da decisiva semifinal da Liga dos Campeões contra o seu ex-time", afirmou o jornalista Jaime Rincón.

A matéria do Marca citou ainda que os 45 minutos do brasileiro contra o Levante foram os suficientes para ver um Coutinho "dinâmico, onipresente e com uma atitude que foi cobrada durante boa parte da temporada".

O brasileiro foi o principal personagem do primeiro tempo da partida. Ele foi para o intervalo como líder de finalizações, seis no total, e com direito a uma cobrança de falta no travessão. Ernesto Valverde não o colocou de volta para a etapa seguinte e promoveu a entrada de Messi, que marcou o gol do título.

Coutinho chega ao reencontro com o Liverpool com 11 gols marcados nos 50 jogos em que esteve em campo nesta temporada. A última vez que balançou as redes foi justamente na Liga dos Campeões, na vitória por 3 a 0 sobre o Manchester United, nas quartas de final.