PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Santos oferece R$ 780 mil a Abel e aguarda resposta para próxima semana

Abel Braga ainda deve ficar com parte da comissão técnica de Cuca no Santos - Friedemann Vogel/Getty Images
Abel Braga ainda deve ficar com parte da comissão técnica de Cuca no Santos Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/11/2018 04h00

O técnico Abel Braga conversou com o presidente José Carlos Peres e todos os integrantes do Comitê Gestor por telefone na última sexta-feira (23). Segundo apurou o UOL Esporte, o Santos ofereceu R$ 780 mil mensais para o treinador assumir o time no lugar de Cuca, que anunciou que dará um tempo com o futebol para operar o coração.

O montante é uma espécie de “pacote” que inclui Abel e mais dois profissionais: o auxiliar técnico Leomir de Souza e o preparador físico Manoel Santos. O treinador gostou da proposta, mas está no Uruguai, em compromissos pessoais, e prometeu responder até a próxima semana.

Otimismo santista

A diretoria santista também ficou satisfeita com o valor e considerou o “pacote” de Abel Braga bem mais barato do que o de Cuca. Os dirigentes estão confiantes que o ex-treinador do Fluminense aceitará o convite para treinar o Santos.

Eles, inclusive, sentiram Abel bastante animado para comandar o alvinegro praiano. A amizade do treinador com o presidente Peres, além da admiração pela história do Santos, são os fatores positivos para que o clube paulista vença possíveis concorrentes no mercado.

Na conversa por telefone, Abel falou dos jogos do passado do Santos, sobre Pelé, Ramos Delgado e companhia. O papo foi bastante descontraído e causou ótima impressão entre os dirigentes santistas.

Abel ficará com parte da comissão técnica de Cuca

Apesar de o “pacote” de Abel Braga incluir dois profissionais, a reportagem apurou que o possível novo treinador do Santos ficará com parte da comissão técnica de Cuca. O auxiliar Eudes Pedro e dois analistas de desempenho devem permanecer sob o comando de Abel. Eles ajudarão na transição caso Abelão aceite a proposta santista.

Cuquinha, irmão e auxiliar de Cuca, e o preparador físico, Carlinhos Neves, deixarão o clube paulista após o término do Campeonato Brasileiro. Isso porque Abel não abre mão de trabalhar com o auxiliar, Leomir de Souza, e o preparador físico, Manoel Santos.

Já Marquinhos Lopes, preparador físico que sempre acompanha Abel, não deve ser incluído no “pacote”, pois o Santos já conta com dois preparadores de goleiros fixos e de confiança: Arzul e Juninho.

Abel procurado logo após anúncio de Cuca

Nesta sexta-feira, o técnico Cuca anunciou que dará um tempo com o futebol para cuidar de um problema de saúde. O treinador passará por cirurgia no coração no fim desta temporada. O técnico passou mal pela primeira vez durante a derrota do Santos para o Cruzeiro no dia 23 de setembro, no Mineirão, em Belo Horizonte, e voltou a sentir problemas semelhantes no CT Rei Pelé. Depois disso, ele foi submetido a exames, que "acusaram" a necessidade de uma cirurgia cardíaca.

Cuca ainda comanda o time paulista contra o Atlético-MG, neste sábado, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se despede do Santos na última rodada, diante do Sport, no próximo dia 2, na Ilha do Retiro.

Cuca, aliás, também abriu as portas do Santos para Abel Braga. Ele disse que, caso seja consultado por Abel, dará boas referências do clube paulista. "Pode vir, a terra é muito boa aqui para trabalhar. Mas a montagem tem que passar por ele. A hora de trabalhar o ano que vem é agora", disse.

Futebol