Topo

Com 73 gols marcados, Messi tem temporada mais positiva que 80% dos clubes europeus

Messi comemora discretamente um de seus 73 gols na temporada 2011/12 - Víctor Lerena/Efe
Messi comemora discretamente um de seus 73 gols na temporada 2011/12 Imagem: Víctor Lerena/Efe

Do UOL, em São Paulo

02/06/2012 06h01

Se perdeu os principais torneios que disputou com o Barcelona, Lionel Messi se transformou em uma verdadeira máquina de fazer gols na temporada 2011/12. O astro balançou as redes 73 vezes em 68 partidas, número maior do que o de 80% dos clubes das principais ligas europeias.

Segundo levantamento feito pelo “Canchallena”, site argentino especializado em futebol, Messi fez mais gols que 76 das 98 equipes que disputaram os campeonatos de primeira divisão na Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França.

Sozinho, o astro do Barça comemorou mais vezes do que Inter de Milão e Olympique de Marselha, por exemplo. Estes clubes anotaram 70 e 68 gols em três competições disputadas, respectivamente.

Campeão brasileiro em 2011, o Corinthians fez 90 gols em toda a temporada passada, apenas 17 a mais que Messi. Comparado com os times que disputaram o último Brasileirão, o argentino, que marcou 50 vezes no Espanhol, tem números iguais ou superiores a 10 equipes.

Confira abaixo os números de Messi em relação às principais ligas:

MESSI X ESPANHOL

  • Dentro do Campeonato Espanhol, apenas Real Madrid e Barcelona, obviamente, marcaram mais gols que Messi. Já levando em consideração todas as disputas, apenas Athletic de Bilbao (com 94 gols), Valencia (99) e Atlético de Madri (97) balançaram mais as redes do que o atacante argentino. Novamente dentro da Liga, oito clubes não chegaram aos 50 gols do astro.

MESSI X ITALIANO

  • Somente três equipes italianas fizaram mais gols que Lionel Messi na temporada 2011/12. São elas Juventus (77), Milan (96) e Lazio (77). Mas o argentino supera a Juve se levarmos em conta somente a campanha alvinegra no campeonato nacional. Udinese, Inter de Milão, Roma e Palermos, times que estiveram em três torneios, estão abaixo do atleta do Barça.

MESSI X LIGA INGLESA

  • É o país onde mais clubes ficaram acima de Messi, mas também onde mais se disputam competições. Ainda assim, apenas Manchester United (117), Arsenal (96), Tottenham (91), Chelsea (113), Liverpool (79) e Fulham (77) foram mais às redes que o atacante do clube catalão. Com quatro torneios disputados, o Stoke City marcou 11 gols a menos que o argentino.

MESSI X CAMPEONATO ALEMÃO

  • Na Alemanha, somente três times tiveram números mais positivos que Messi: Borussia Dortmund, campeão nacional e da Copa da Alemanha (101), Bayern de Munique, vice-campeão europeu (121) e Schalke 04 (119). Os demais times, mesmo os que estiveram em três torneios na temporada, ficaram abaixo da “Pulga”.

MESSI X FRANCÊS

  • Montpellier (75), Paris Saint-Germain (97), Lille (86) e Lyon (94) sao as únicas equips da primeira divisão francesa que marcaram mais gols que Lionel Messi em 2011/12. No entanto, apenas o PSG, com 68, superou a marca do jogador do Barcelona em seu campeonato local. Com três disputas no ano, o Olympique de Marselha registrou somente 68 gols.

MESSI X BRASILEIRÃO

  • As comparações com o Campeonato Brasileiro são complicadas, pois nosso calendário é diferente do europeu. Mas em toda a temporada passada, o Corinthians, que se sagrou campeão nacional, fez 90 gols, 17 a mais que Messi. Quanto ao Brasileirão-2011, o argentino e seus 50 tentos superam as marcas de Avaí, Ceará, Atlético-PR, Cruzeiro, Bahia, Grêmio, Palmeiras e Figueirense e iguala os números de Atlético-MG e Atlético-GO.