Topo

Diretoria do Cruzeiro anuncia Vágner Mancini para o lugar de Emerson Ávila

Vágner Mancini de se apresentar nesta terça-feira e assinar contrato com o Cruzeiro até dezembro - Agência Lance
Vágner Mancini de se apresentar nesta terça-feira e assinar contrato com o Cruzeiro até dezembro Imagem: Agência Lance

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

26/09/2011 14h18

A diretoria do Cruzeiro anunciou, no início da tarde desta segunda-feira, que Vágner Mancini é o o novo técnico do time celeste. O treinador substituirá Emerson Ávila, que não resistiu aos maus resultados no Campeonato Brasileiro, e deve se apresentar ao clube mineiro nesta terça-feira, quando assinará contrato até dezembro, com possibilidade de ser renovado por mais um ano.

Com Vágner Mancini, chegarão ao Cruzeiro os assistentes Regis Angelin e Anderson Silva e o preparador físico Fabiano Oliveira, que formarão a comissão técnica no restante da temporada.

Vágner Mancini terá como desafio fazer com que o Cruzeiro reaja no Brasileirão. O time celeste ainda não venceu no returno da competição e despencou na tabela. Em sete jogos, foram cinco derrotas e dois empates. A equipe mineira ocupa o 16º lugar com 29 pontos e está a quatro pontos da zona de rebaixamento. Emerson Ávila, que havia substituído Joel Santana, reassume o cargo de coordenador técnico do grupo profissional.

No total, em seis jogos à frente do Cruzeiro, Emerson Ávila sofreu quatro derrotas: Fluminense (2 a 1), Santos (1 a 0), Coritiba (2 a 1) e Vasco, por 3 a 0. Além do empate com o Palmeiras, o Cruzeiro obteve outro resultado igual sob o seu comando, diante do América-MG, em 0 a 0, também na Arena do Jacaré.

UM TÉCNICO EM BUSCA DE AFIRMAÇÃO

Vágner Mancini, de 44 anos, iniciou a carreira de técnico de futebol no Paulista de Jundiaí, em 2005. Ele havia se aposentado como jogador e assumiu o comando da equipe paulista, levando o clube ao título da Copa do Brasil do mesmo ano.
Depois dessa conquista e de uma passagem pelo futebol do Qatar, Vagner Mancini teve uma rápida passagem pelo Grêmio, em 2008. No ano seguinte, esteve no Vitória. O técnico ainda dirigiu o Santos, Vasco e Guarani, antes de acertar com o Ceará.
No clube de Fortaleza, o treinador iniciou bem o Campeonato Brasileiro deste ano, levando o Ceará ao meio da tabela, porém, após uma queda de produção da equipe, ele acabou sendo demitido e substituído por Estevam Soares. Mancini comandou o time cearense em 23 jogos, com sete vitórias, seis empates e 10 derrotas.

Com a decisão de tirar Emerson Ávila do cargo e substituí-lo por Vagner Mancini, o Cruzeiro terá o seu quarto treinador no Brasileiro, fato raro no clube nos últimos anos, já que Adilson Batista, ficou dois anos e meio, deixando o clube no início do Brasileirão de 2010. Naquela ocasião, ele foi substituído por Cuca, que ficou um ano no cargo.

Depois de não conseguir nenhuma vitória nas cinco primeiras rodadas do Brasileiro deste ano, Cuca, atual treinador do rival Atlético-MG, foi substituído por Joel Santana, que comandou a equipe até a derrota para o Figueirense, por 4 a 2, em Uberlândia, na primeira partida celeste do returno. Sob o comando do atual treinador do Bahia, o time cruzeirense atuou em 15 partidas do Brasileiro com oito vitórias e sete derrotas (aproveitamento de 53,33%).

Emerson Ávila ficou 24 dias à frente como treinador do Cruzeiro, já que assumiu o cargo em 2 de setembro, uma sexta-feira, estreou contra o Palmeiras, dois dias depois, no domingo seguinte. Funcionário do clube, Ávila é coordenador técnico celeste desde 2008, sendo também técnico da seleção brasileira sub-17.

Emerson Ávila iniciou seu trabalho em 1996 nas categorias de base do Cruzeiro. Desde então, ele dirigiu interinamente o time profissional celeste em quatro oportunidades. A primeira foi no segundo jogo da final do Mineiro de 2007, em substituição a Paulo Autuori, que pediu demissão depois da goleada de 4 a 0 aplicada pelo Atlético na primeira partida da decisão. O time celeste venceu o segundo duelo, por 2 a 0, mas o título estadual ficou com o arquirrival, por causa da vantagem no saldo de gols.

No ano passado, Emerson Ávila voltou a comandar a equipe profissional depois da saída de Adilson Batista. Ele dirigiu o Cruzeiro na derrota para o Atlético-GO, por 2 a 1, pelo Brasileirão, e em dois amistosos nos Estados Unidos, com vitórias sobre o New England Revolution por 3 a 0  e diante do Red Bull New York 4 a 2.

Fora do Cruzeiro, Emerson Ávila teve uma passagem vitoriosa pelo Ipatinga em 2008. Sob seu comando, o time do Vale do Aço foi vice-campeão da Série B do Brasileiro e conquistou o acesso à primeira divisão nacional. Pela seleção brasileira sub-17, Emerson Ávila levou o time nacional ao título sul-americano e ao quarto lugar no Mundial da categoria.