Topo

Por que Messi é chamado de Pulga? Confira os apelidos dos craques da Copa

Messi com o troféu da Copa do Mundo no Qatar - Divulgação/Fifa
Messi com o troféu da Copa do Mundo no Qatar Imagem: Divulgação/Fifa

Do UOL, em São Paulo

19/12/2022 10h27

Classificação e Jogos

Messi carrega o apelido de "La Pulga", em português "A Pulga", desde criança. Na infância, o craque argentino teve problemas de crescimento e precisou tomar hormônios. Além do tamanho, Lionel sempre conseguiu "esconder" a bola dos adversários dentro de campo, como uma pulga em meio aos pelos de um animal.

Veja os outros apelidos:

Mbappé: Tartaruga

Mbappé recebeu o apelido de "Tartaruga" e "Donatello" um mês após chegar ao PSG. A brincadeira foi revelada primeiro pelo lateral-direito belga Meunier. Donatello é o nome de uma das "Tartarugas ninja", revista em quadrinhos e desenho animado dos anos 1980. Segundo os jogadores do clube, o atacante francês parece com o personagem.

Richarlison: Pombo

Ele se tornou o "Pombo" em setembro de 2018. Em uma brincadeira com seus amigos, o artilheiro brasileiro fez a coreografia da música "Dança do Pombo", de MC Faísca e Perseguidores. Como a coreografia bombou, ele adotou como comemoração dos gols.

tite - Reprodução - Reprodução
Até Tite fez a 'Dança do Pombo' com Richarlison
Imagem: Reprodução

Alejandro Gómez: Papu

Alejandro Gómez é conhecido como "Papu" desde a infância, o apelido foi dado por sua mãe que o chamava de "Papuchito". A palavra papu deriva, em espanhol, de "papai" e é uma linguagem coloquial para falar "amigo".

Casemiro: Trakinas

Herói do Brasil no segundo jogo da Copa do Qatar, Casemiro tem um apelido curioso, que ele não gosta muito. Desde os tempos do São Paulo, o volante era motivo de brincadeiras dos colegas por seu rosto. "Chamava ele muito de Trakinas, cara de bolacha, aquela cara redonda dele lá. Os meninos brincavam muito com ele assim. Comecei a pegar no pé dele, ele fica bastante nervoso. A gente evitava porque ele é mais nervosinho", disse o zagueiro Maicon, hoje no Santos, ao UOL em 2016.

Griezmann: Pequeno Príncipe

As ligações entre Griezmann e o clássico literário francês "Pequeno Príncipe", de 1943, são várias. Além de uma semelhança física com o personagem principal, por ser loiro e magro, o atleta tem o mesmo primeiro nome do autor do livro, Antoine Saint-Exupéry. Por fim, o jogador também é fã da obra e tem uma frase contida no romance tatuada no corpo: "Faça da sua vida um sonho, e faça do seu sonho uma realidade"

Acuña: Huevo (ovo)

O lateral-esquerdo Acuña também recebeu o apelido de "Huevo", "Ovo" em português, na infância. O jogador batia a cabeça frequentemente quando jogava bola com os amigos e ficava com um galo, ou um ovo, na testa. Don Cubilla, empresário que descobriu o atleta, gostou da alcunha e manteve-a após a chegada do defensor a grandes clubes.

Rabiot: Le Duc (o duque)

Durante os bons momentos vividos no PSG após subir à equipe profissional - o meio-campista atuou no time francês entre 2012 e 2019 -, Adrien Rabiot foi apelidado de "Duque" pela torcida parisiense por causa da elegância com a qual jogava.

Julián Álvarez: Aranha

Assim como Messi e Acuña, Julián Álvarez carrega o apelido desde a infância. O atacante argentino era chamado de "Aranha" pelo irmão porque nunca perdia a bola e, por isso, parecia ter oito pernas. O jogador manteve a alcunha viva quando virou jogador profissional e já comemorou gols fazendo o gesto do Homem-Aranha mais de uma vez.

Dembélé: Mosquito

O apelido de "Mosquito" dado a Dembélé se popularizou após o atleta chegar ao Barcelona. O companheiro de time Umtiti, inclusive, desejou boas-vindas ao jogador chamando-o dessa forma. O francês é comparado ao inseto pelas pernas finas e a velocidade. Curiosamente, quando perguntado pela "Barça TV" sobre o motivo de receber esse apelido, Dembélé não sabia a resposta.

Emiliano Martínez: Dibu

Martínez, goleiro titular da Argentina, é chamado de "Dibu" pela semelhança com o personagem principal do desenho animado argentino de mesmo nome, lançado em 1997, quando o arqueiro tinha apenas cinco anos.

Theo Hernández: Avião

O jornal espanhol "Marca" revelou, em 2017, que o lateral-esquerdo francês Theo Hernández era conhecido no vestiário do Real Madrid como "avião" pela potência e velocidade. O apelido permaneceu após sair do clube, em 2019. (Com Lance Press)