Topo

Presidente da CBF vai tirar comissão e decidir novo técnico sozinho

Gabriel Carneiro, Danilo Lavieri, Pedro Lopes e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Doha (Qatar)

09/12/2022 22h30

Classificação e Jogos

Após a eliminação da Copa-2022, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, vai voltar com a delegação de jogadores (aqueles que retornarem) e o técnico Tite para o Brasil, em voo que parte neste sábado (10) do Qatar. Já há uma decisão de que a comissão técnica da seleção sai e o departamento de futebol passará por reformulação. A definição do técnico ainda está longe, mas será feita somente pelo dirigente.

Com a queda do Brasil, Ednaldo entrou no campo para conversar com jogadores, principalmente jovens. Ainda não teve tempo de falar de forma mais alongada com Tite. Até porque o técnico deixou o campo no final do jogo e quase não falou após a desclassificação. É possível que isso ocorra na manhã de sábado ou no voo.

Em relação aos jogadores, uma parte deles saiu do hotel ainda no meio da madrugada, como foram os casos de Vinicius Jr, Gabriel Martinelli, Alison, Alex Sandro e Bruno Guimarães.

A CBF vai formalizar a saída de Tite, que já confirmou que deixará o cargo como prometido antes da Copa. Haverá uma avaliação geral do trabalho, mas toda comissão dele vai sair junto. Uma possibilidade é de ficarem alguns analistas de desempenho.

A intenção de Ednaldo é definir no futuro o técnico da seleção sozinho. Não pretende ouvir conselhos de terceiros. A interlocutores, ele afirma não ter pensado no assunto antes do final da Copa. Isso deixa em um papel secundário o diretor de futebol, Juninho Paulista, que era bastante próximo de Tite.

Em entrevistas anteriores à Copa, o dirigente já afirmou que não descarta a contratação de um técnico estrangeiro. Mas não deu nenhum indicativo de qualquer nome de preferência até agora.