Topo

'I speak English': Richarlison incentiva jornalista e diverte em entrevista

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/11/2022 20h47

Classificação e Jogos

O atacante Richarlison participou da entrevista coletiva de hoje (21) da seleção brasileira, em Doha, a três dias da estreia na Copa do Mundo do Qatar. O jogador de 25 anos minimizou a cobrança por gols, defendeu Neymar da crítica de um jornal alemão e também divertiu os jornalistas presentes ao gastar o seu inglês (assista abaixo).

O momento em questão aconteceu no final da entrevista, quando um jornalista estrangeiro indicou que faria uma pergunta em inglês, mas não chegou a formulá-la. Diante da hesitação do profissional da imprensa, o camisa 9 do Brasil o incentivou a continuar com gestos, antes de falar: "I speak English, my friend" ("Eu falo inglês, meu amigo", em tradução literal). O episódio rendeu risadas e aplausos de outros presentes na coletiva.

"Ótimo, eu não falo português", desabafou o jornalista. "A camisa do Brasil é a mais famosa do futebol, mas também vem com a maior pressão. E mesmo assim, toda vez que você veste a amarelinha, você parece que vai marcar, demonstra estar cheio de confiança. Como isso te inspira a estar no lugar em que você está, como o 'Harry Kane brasileiro'?, questionou o estrangeiro.

"Eu vou responder em português, viu?", anunciou Richarlison, divertindo novamente o ambiente. "Eu jogo com ele [Kane] lá no Tottenham e eu sei a qualidade que ele tem. Hoje eles jogaram, infelizmente ele não fez gol, mas eu também quero passá-lo [na artilharia]. Sei que ele tem seis gols em Copas, então é uma disputa que eu quero ultrapassá-lo. É um companheiro de equipe, mas aqui eu estou defendendo a camisa do Brasil e quero fazer o máximo de gols possível", enfatizou.

"Estou vestindo a camisa 9, sei o peso dela. Sou novato na Copa, mas já sou um cara experiente, tenho seis anos [atuando] na Inglaterra. Acho que já tenho maturidade para suportar esse tipo de pressão", concluiu Richarlison.

Revelado pelo América-MG, o atacante também defendeu o Fluminense antes de deixar o Brasil rumo à Inglaterra. Por lá, ele já passou por Watford e Everton, e foi comprado na última janela de transferências pelo Tottenham.

O Brasil está no Grupo G do torneio e estreia na quinta-feira (24), às 13h (de Brasília), contra a Sérvia. A seleção ainda enfrenta a Suíça, no dia 28, e encerra a sua participação na fase de grupos diante de Camarões, no dia 2 de dezembro.

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 8328 votos
44,52%
ANADOLU AGENCY / GETTY IMAGES
43,05%
FRANCK FIFE / AFP
12,43%
Lucas Figueiredo/CBF