Topo

Jogadores aproveitam chances e se destacam pelo Atlético-MG no Mineiro

Campanha vencedora do Atlético-MG no Mineiro serviu para firmar atletas no elenco - Marcus Desimoni/UOL
Campanha vencedora do Atlético-MG no Mineiro serviu para firmar atletas no elenco Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

21/05/2013 06h00

O título do Campeonato Mineiro, conquistado pelo Atlético-MG diante do rival Cruzeiro, no último domingo, serviu para alguns jogadores, especialmente os que chegaram como reforços para 2013, se firmarem no time comandado pelo técnico Cuca. São os casos do experiente volante Gilberto Silva, que retornou ao Atlético depois de 11 anos, o atacante Luan, revelação do Brasileirão de 2012 e Diego Tardelli, contratado por pressão do torcedor, terminam o torneio em alta.

Cada um desses reforços tem uma história diferente. Tardelli chegou com status de melhor contratação de 2013, mas havia uma dúvida de como ele se encaixaria no time, que já contava com Ronaldinho Gaúcho e Bernard. A adaptação e o encaixe aconteceram de forma rápida e, em pouco tempo, voltou a se destacar. No caso de Gilberto Silva, a dúvida era a idade, enquanto Luan era um desconhecido, que vinha da Ponte Preta e com problemas físicos.

O quarto jogador que soube aproveitar e muito bem o Campeonato Mineiro foi um remanescente de outras temporadas, o versátil Richarlyson, mais um que abriu mão de atuar como volante e se firmou como titular da lateral esquerda da equipe de Cuca. Leia abaixo a trajetória de cada um desses jogadores na competição estadual vencida pelo Atlético-MG.

Confira quem termina o Mineiro em alta:

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    GILBERTO SILVA: Contratado em clima de desconfiança pela idade elevada, o volante, que se tornou zagueiro, de 36 anos, termina a temporada como titular e em alta com o torcedor. De volta ao Atlético depois de deixar o time como ídolo em 2002, ele reconquistou a confiança, fazendo quatro partidas seguras em momentos de decisão da Libertadores e Campeonato Mineiro. O atleta se torna o reserva imediato da zaga atleticana e homem de confiança de Cuca que mostra tranquilidade com a capacidade do pentacampeão pela seleção brasileira.

  • Marcus Desimoni/UOL

    RICHARLYSON: O volante acertou sua permanência para 2013 em grande parte por causa de sua atuação de destaque no clássico final do Brasileiro de 2012, contra o Cruzeiro. Richarlyson iniciou a temporada como terminou a outra, na reserva de Júnior César, porém, bem fisicamente e versátil, o atleta caiu no agrado de Cuca e logo no começo do Campeonato Mineiro se tornou titular absoluto da lateral esquerda. Mesmo ainda enfrentando desconfiança de alguns torcedores, o polivalente jogador segue em alta e se destaca pela vontade e entrega em campo.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    LUAN: Revelado pela Ponte Preta no Brasileirão de 2012, Luan foi contratado para ser reserva e como aposta. O jogador chegou ao Atlético lesionado, com problema no púbis e perdeu grande parte da pré-temporada. Porém, em rápida volta por cima, o velocista se destacou e passou a ser o 12º jogador de Cuca, entrando com regularidade no torneio e substituindo os dois principais nomes do time, Ronaldinho Gaúcho e Bernard. O velocista foi peça fundamental na decisão de domingo, ao sofrer o pênalti de Egídio, que gerou o gol de Ronaldinho Gaúcho.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    DIEGO TARDELLI: Contratado em uma operação complicada, arrastada e cara junto ao Al-Gharafa, Diego Tardelli chegou como principal reforço para 2013. Fora da sua posição de origem, jogando pela direita, o atleta se mostrou melhor tecnicamente do que na primeira passagem pelo Atlético, 2009, 2010 e 2011 e passou a ser imprescindível para o esquema de Cuca. O atleta caiu novamente no agrado do torcedor, que vibrou com o seu retorno e termina o Campeonato Mineiro como um dos grandes nomes da campanha, sendo inclusive defendido por Cuca e companheiros para integrar a seleção brasileira.

CLIQUE E BAIXE O PÔSTER DO ATLÉTICO-MG CAMPEÃO DO MINEIRO DE 2013

  • Marcos Desimoni/UOL

BAND ESPORTES: CRUZEIRO ASSUSTA, MAS TÍTULO FICA COM ATLÉTICO-MG