PUBLICIDADE
Topo

Espanhol - 2019

Após ameaça de boicote, Espanhol começa sem grandes novidades para Barça e Real Madrid

Novo duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi começa neste fim de semana no Espanhol - Andres Kudacki/AP
Novo duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi começa neste fim de semana no Espanhol Imagem: Andres Kudacki/AP

Do UOL, em São Paulo

18/08/2012 06h01

O Campeonato Espanhol começa neste fim de semana, mas a rodada inaugural do torneio esteve ameaçada. Treze clubes ameaçaram boicotar o início do torneio devido a polêmicas referentes à transmissão das partidas. Passada a confusão, Barcelona e Real Madrid devem mais uma vez dominar a disputa pelo título sem dar chances aos concorrentes.

1ª RODADA DO CAMPEONATO ESPANHOL

SÁBADO, 18/8*
14h - Celta x Málaga
16h - Sevilla x Getafe
18h - Mallorca x Espanyol
DOMINGO, 19/8
14h - Athletic Bilbao x Betis
14h - Real Madrid x Valencia
16h - Barcelona x Real Sociedad
18h - Levante x Atlético de Madrid
SEGUNDA, 20/8
14h - Dep. La Coruña x Osasuna (ESPN Internacional)
16h - Rayo Vallecano x Granada
18h - Zaragoza x Valladollid

A maioria dos 20 clubes da primeira divisão espanhola chiou quando a Liga de Futebol Profissional (LFP) anunciou medidas consideradas abusivas. Uma das questões é antiga: a divisão das receitas geradas com a negociação dos direitos de transmissão. Barcelona e Real Madrid abocanham grande parcela destes valores, deixando apenas ‘migalhas’ para os demais participantes do Espanhol.

Outro ponto questionado pelos ‘rebeldes’ foi o horário pouco comum determinado para algumas partidas das rodadas iniciais: 23h. Uma reunião entre os clubes e membros da LFP determinaram uma trégua nas reivindicações, o que possibilitou a confirmação do início do torneio para este fim de semana. Agora, as emissoras de tevê devem discutir quais medidas devem tomar para resolver o problema.

Barcelona e Real Madrid polarizam a disputa pelo título e se preparam para um novo capítulo da disputa entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino alcançou a incrível marca de 73 gols pelo Barça na última temporada, contra 60 de CR7 com a camisa da equipe da capital espanhola no mesmo período.

Os dois maiores clubes da Espanha quase não se mexeram no mercado de transferências até o momento. O Barcelona contratou o defensor Jordi Alba, da seleção espanhola e que estava no Valencia, por 14 milhões de euros (quase R$ 35 milhões).

Além de Alba, o Barcelona tem outra cara nova. Tito Vilanova assumiu o comando da equipe e terá o grande desafio de suceder a vitoriosa passagem de Josep Guardiola pela equipe. O novo treinador tentará aproveitar sua experiência como auxiliar de seu antecessor para impedir novo título de seu maior rival.

O Real Madrid não apresenta novidades e viu Hamit Altintop, Fernando Gago e Sergio Canales saírem do clube, que vive a expectativa de contratar o meia Luka Modric, do Tottenham. Outra ‘novela’ envolve Kaká, cujo nome já circulou por Milan e Galatasaray.

As partidas do Campeonato Espanhol serão transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil e ESPN Internacional, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.

MÁLAGA ENFRENTA CRISE APÓS DESPONTAR COMO NOVO-RICO

Em 2010, a chegada do xeique Abdullah Bin Nassar Al-Thani parecia o início de uma nova era no Málaga. Membro da família real do Qatar, ele investiu pesado na contratação de reforços e mostrava disposição em fazer do time uma potência. No entanto, o ímpeto inicial deu lugar ao desejo cada vez maior de vender o clube. Al-Thani mudou de ideia ao perceber as dificuldades do futebol espanhol, com a divisão desproporcional de receitas entre os clubes e a estrutura do futebol local. Nem a classificação inédita para a Liga dos Campeões fez a situação melhorar. De gastador, o Málaga passou a conviver com salários atrasados, debandada de jogadores e estagnação para reforçar seu elenco. Santi Cazorla (foto), um de seus principais jogadores, trocou a equipe pelo Arsenal e aumentou a lista de despedidas.

BRASILEIROS EM AÇÃO NO CAMPEONATO ESPANHOL


ADRIANO
meia/lateral, Barcelona

MARCELO
lateral, Real Madrid

MIRANDA
zagueiro, A. de Madrid

FILIPE LUIS
lateral, A. de Madrid

JULIO BAPTISTA
meio-campista, Málaga

CICINHO
lateral, Sevilla

JONAS
atacante, Valencia

DIEGO ALVES
goleiro, Valencia