Topo

Renato diz que Grêmio se aproveitou de alteração do Fluminense para vencer

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em Porto Alegre

29/09/2018 18h36

Renato Gaúcho explicou a vitória do Grêmio analisando os movimentos do jogo. Neste sábado (29), seu time fez 1 a 0 no Fluminense graças ao espaço aberto com as alterações de Marcelo Oliveira, técnico rival.

No segundo tempo, o treinador do Flu abriu mão do sistema de três zagueiros e tentou atacar. Foi aos 17 minutos com a entrada de Marcos Junior no lugar de Gum. Renato, do reservado próximo, viu que isso aconteceria e colocou Everton, exatamente dois minutos depois. Munido de armadores e velocidade pelos lados, o Tricolor marcou no último minuto.

"Quando ele (Marcelo Oliveira) chamou a alteração e vi que o Gum iria sair, chamei o Everton. Porque íamos ter velocidade dos dois lados, Alisson de um lado, Everton do outro, e seriam apenas dois zagueiros. E é difícil enfrentar três zagueiros, falta espaço. Alertei o impedimento, falei que teria espaço, e deixei o Maicon e o Douglas para eles terem este passe para os dois. O próprio Pepê tinha entrado duas vezes apenas com zagueiro e não deu sequência na jogada. O gol foi neste espaço que encontramos quando saiu o terceiro zagueiro. Nos aproveitamos deste momento com jogadores inteligentes e velozes na frente. Felizmente hoje deu certo e foi uma vitória importante", explicou Portaluppi.

O Grêmio chegou aos 50 pontos mesmo utilizando time reserva. Com apenas Maicon do time titular desde o início, Everton entrando no decorrer do jogo, o tricolor gaúcho priorizou a Libertadores e ainda assim pulou para terceiro.

"Muita gente não acreditava no nosso time alternativo, viemos no Rio, o Fluminense vive um bom momento, e conseguimos a vitória. O Grêmio veio para buscar a vitória. Não foi um grande jogo, o gramado não ajudou muito, mas foram três pontos importantes", completou Renato.

Até mesmo a entrada de Thonny Anderson, que ocorreu antes, foi pensando nos espaços abertos pela ação do adversário. E foi ele quem deu assistência para o gol.

"Falei para ele que teria espaço, para ficar esperto. Para dar este passe. O Thonny é um jovem que tem nos ajudado bastante. É importante este tipo de jogador no nosso grupo", explicou.

Na terça-feira, o Grêmio terá pela frente o Tucumán em duelo de volta das quartas de final da Libertadores. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso será diante do Bahia, sábado, na Arena.