Topo

Grêmio pega o Atlético-PR embalado por 'aniversário' de um mês de Felipão

Felipão completa um mês no comando do Grêmio em alta - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão completa um mês no comando do Grêmio em alta Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/09/2014 06h00

Há exatamente um mês, Felipão estreava em sua terceira passagem pelo Grêmio. O técnico conheceu logo de cara uma derrota, mas aos poucos encontrou a melhor formação e agora vê sua equipe embalada. Com três vitórias em sequência no Brasileiro, o time tricolor volta à Arena e enfrenta o Atlético-PR para manter a boa fase.

Seja em casa ou fora, o Grêmio tem conseguido os resultados. A série de vitórias começou com o 2 a 1 sobre o Corinthians. Em seguida veio o 1 a 0 no Bahia e o 1 a 0 no Flamengo. O trio de partidas recolocou o time na disputa pela ponta de cima da tabela e uma vitória combinada com resultados paralelos pode significar ingresso no G-4.

Ao todo, entre Copa do Brasil e Brasileiro, Felipão soma sete jogos no comando gremista, com 4 vitórias e 3 derrotas, que geram aproveitamento de 57%.

E mais importante que os números é a motivação do elenco. Scolari conseguiu nestes 30 dias transformar o ambiente de derrota em uma atmosfera vencedora e confiante. "Ele trabalha muito este lado e todos estão acreditando, até porque os resultados têm aparecido", comentou o volante Ramiro.

Em campo, o Grêmio não contará com Felipe Bastos, suspenso. Por outro lado terá os retornos de Riveros, lesionado, Barcos, Matías Rodríguez e Ramiro, que cumpriram suspensão. O último treinamento foi fechado e a tendência aponta para manutenção do sistema com três volantes.

O Atlético-PR, por sua vez, faz a sua segunda partida com Claudinei Oliveira, que estreou no comando rubro-negro no último domingo, com um empate contra o Palmeiras na Arena da Baixada. A meta agora é recuperar os pontos perdidos em casa, e o técnico já sabe o que o time precisa fazer para conseguir este objetivo.

"Eles têm jogadores rápidos, de muita qualidade. O Barcos dispensa comentários e faz bem o pivô. É uma equipe bem montada e que tem brigado pela Libertadores. Então, temos que minimizar os erros. Não podemos dar espaços e precisamos ter cuidado com todos os jogadores", disse o treinador.

Para esta partida, Claudinei Oliveira segue sem contar com o zagueiro Léo Pereira e o atacante Douglas Coutinho, que participaram de amistosos da Seleção Brasileira Sub-21, no Catar. Por outro lado, o meia Carlos Alberto, que retornou ao clube depois de passagens por Portuguesa e Santa Cruz, foi relacionado e reforça a equipe. O volante Hernani também volta a ser opção.

GRÊMIO X ATLÉTICO-PR

Data: 10/09/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Gilberto Stina Pereira (ambos cariocas)

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco e Walace (Riveros); Giuliano, Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Atlético-PR
Weverton; Mário Sérgio, Cleberson, William Rocha e Natanael; Deivid, João Paulo, Nathan e Marcos Guilherme; Marcelo e Dellatorre
Técnico: Claudinei Oliveira