Topo

Grêmio se isola como melhor defesa do Brasil após improvisar e ter polêmica

Entrada de Geromel (foto) e Saimon culminou com série de jogos sem gols sofridos - Heuler Andrey/Getty Images
Entrada de Geromel (foto) e Saimon culminou com série de jogos sem gols sofridos Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Do UOL, em Porto Alegre

22/07/2014 06h00

Sem levar gol nos últimos quatro jogos, o Grêmio se isolou como dono da melhor defesa do Campeonato Brasileiro após a 11ª rodada. Com apenas cinco bolas na rede de Marcelo Grohe até aqui, o time de Enderson Moreira se mostra sólido. Mas o status só chegou depois de uma improvisação de polêmica com os zagueiros.

A improvisação foi com Saimon, zagueiro de origem, mas que diante de Goiás e Figueirense atuou como lateral esquerdo. A entrada dele conferiu maior poder de marcação e deu liberdade a Pará, titular contestado da lateral direita.

“Estou me sentindo bem e com os jogos e treinos vou me adaptando mais”, disse Saimon após o jogo em Florianópolis. “O Saimon é bom zagueiro também, não vinha ganhando chances, mas encaixou bem. Vem fazendo bons jogos. Evoluímos na bola parada e ele não sobe muito. O time encaixou bem dessa forma e tomara que a gente continue assim”, elogiou Rhodolfo.

Já a polêmica foi com Werley, titular no primeiro semestre e que virou reserva durante o recesso para a Copa do Mundo. Em entrevista coletiva, o zagueiro chegou a dizer que tinha sido sacado da equipe por motivos que não eram técnicos. A declaração não caiu bem e gerou especulações de um atrito com o técnico Enderson Moreira ou algo do gênero.

Diante da repercussão ruim, Werley voltou aos microfones dias depois e só então revelou o motivo de sua saída do time titular: um pedido para atuar pelo lado esquerdo. A solicitação foi feita por Enderson Moreira, mas não foi bem recebida pelo jogador. Que então perdeu a vaga para Pedro Geromel.

"Foi ele que colocou esta situação. Não temos zagueiros com pé esquerdo e todos precisam estar aptos a jogar nos dois lados. Ele jogou pela esquerda comigo no juvenil do Atlético-MG. Achei que era importante e interessante para a defesa. Mas é uma questão dele, eu respeito. Agora, volta a disputar posição e é preciso que tenha consciência disso. Não temos nada de problema. O tom da conversa foi tranquilo. Ele fez uma opção e eu respeito", sentenciou Enderson à época, no início de junho.

Com Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Saimon o Grêmio sustentou seu número de gols sofridos na retomada do Brasileirão. E viu Corinthians e Santos serem vazados, se isolando como time que melhor se defende nos números.

“O Corinthians foi campeão com a melhor defesa, quase não fazia gols e tinha uma ótima defesa. O São Paulo chegou a ser definido como um time retranqueiro, mas foi campeão. A nossa marcação está boa, mas temos que evoluir. Falta muita coisa pela frente”, comentou Rhodolfo, titular absoluto da zaga.

O Grêmio volta a campo no próximo domingo, contra o Coritiba na Arena. Chance para a defesa improvisada e nascida após uma polêmica se manter invicta.