Topo

Cruzeiro trabalha para manter elenco, mas admite negociar atletas

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

26/04/2014 06h00

Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro teve como ponto forte na campanha do título o grande elenco que deu opções para o técnico Marcelo Oliveira formar a equipe e manter o nível de atuações mesmo com desfalques ao longo da competição. O objetivo da diretoria nesta temporada é repetir a ‘fórmula’ vencedora para conquistar mais títulos, mas para isso o clube tem que driblar o assédio aos principais jogadores e se esforçar para resistir à próxima janela de transferências.

O Cruzeiro virou alvo de clubes estrangeiros e tem recebido sondagens por seus jogadores. Dentre os possíveis atletas que podem deixar o elenco celeste, estão o zagueiro Dedé, os volante Nilton e Lucas Silva e o meia Everton Ribeiro. Além disso, ainda pode perder Willian, que está com o contrato se encerrando no meio do ano e o clube está negociando para tentar adquiri-lo em definitivo.

O presidente Gilvan de Pinho Tavares admite a possibilidade de saída de jogadores, mas garantiu que tentará manter o grupo atual e comentou sobre a situação do volante Nilton, que interessa a Inter de Milão e deve ser negociado no meio do ano. “Nós estamos fazendo de tudo para manter o nosso plantel, o nosso elenco, porque a gente acha que precisa de todos eles para disputar os torneios que vem pela frente”, disse.

“O Nilton já demonstrou que é um jogador importante, mas não somos escravagistas. Não podemos prender o atleta se houver um interesse grande dele e do empresário. Às vezes quer sair para fazer o pé de meia, então não vamos pensar dessa forma porque no futuro teríamos até dificuldade de trazer outros atletas se os empresários pensarem que o Cruzeiro vai amarrar o jogador. A gente quer contar com o jogador, mas não vamos prender ninguém se contratualmente ele tem o direito de sair, se o negócio for bom para ele e para o Cruzeiro”, acrescentou.

O mandatário celeste confirmou que o clube já recebeu sondagens por Nilton e outros atletas e teme que na próxima janela perca jogadores. “A gente sabe que a janela vai abrir a partir de primeiro de julho e o interesse vai ser maior, mas a gente também sabe do interesse dos atletas de permanecerem aqui, recebem em dia, o elenco é forte. Os jogadores jogam para ganhar dinheiro, evidentemente, mas também querem ganhar títulos. Às vezes preferem sair depois, pois são mais valorizados”, destacou.

Essa situação já aconteceu com Everton Ribeiro e Dedé. O Cruzeiro recebeu uma proposta de 10 milhões de euros de um fundo de investimento inglês, mas achou o valor baixo e também contou com o interesse do meia disputar a Libertadores. Uma boa campanha no torneio sul-americano, em que está nas oitavas de final, e o título pode ajudar a prolongar a estadia do camisa 17 em Belo Horizonte.

Já no caso do zagueiro Dedé, o Cruzeiro também contou com o desejo do atleta em disputar a Copa do Mundo de 2014, pois o defensor é um dos jogadores especulados para ocupar a quarta vaga que parece em aberto na defesa canarinho. O clube já recusou uma proposta de 16 milhões de euros do Zenit, da Rússia, e terá a dura missão de segurar o jogador após o Mundial.

Embora seja alvo de muitas especulações, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, disse que no momento não há nenhuma negociação em curso. “Até o Samudio depois de jogar dois ou três jogos já me perguntaram quanto custaria, mas oficial, com papel timbrado, a Inter de Milão, o Milan, isso não tivemos. Tivemos pelo Dedé e pelo Everton Ribeiro, as duas únicas recentemente. A gente está sempre comunicando, mas oficialmente não tem e não está negociando nada. O que existe são conversas pela valorização do nosso elenco. O Cruzeiro está sendo foco para a vinda e saída de jogadores”, comentou.

A diretoria celeste também admite a possibilidade de negociar jogadores na próxima janela de transferências, o que fatalmente deverá acontecer. O trabalho principal é para manter o grupo e não sofrer muitas modificações. O bom momento do clube, que já faturou o título estadual, ainda está vivo na Libertadores e sonha com o tetracampeonato nacional, é uma das armas para tentar manter os atletas por mais tempo na Toca da Raposa.

“Volto a dizer que o Cruzeiro não está negociando a vinda ou saída de nenhum jogador, o que pode acontecer é que daqui a dois ou três meses, a gente fala do Nilton ser vendido para a Inter de Milão, e isso pode se confirmar, ou o Real Madrid, ou o Everton Ribeiro”, observou Alexandre Mattos.

“A janela abre em agosto e estamos em abril, pode acontecer muita coisa. O Milan pode vim aqui e oferecer oitenta milhões de euros pelo Lucas Silva, o Fábio, ou Dedé, mas agora não tem nenhuma negociação por nenhum jogador”, acrescentou.