Topo

Campeão, Flu tenta encerrar 'maldição do ataque' e busca recorde nos pontos corridos

Jogadores comemoram o título do Fluminense, que agora busca quebrar recordes - Leandro Moraes/UOL
Jogadores comemoram o título do Fluminense, que agora busca quebrar recordes Imagem: Leandro Moraes/UOL

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2012 06h00

Alguns jogadores ainda gritavam nos vestiários e cantavam o hino do Fluminense no último domingo, comemorando o título Brasileiro no Prudentão. Do lado de fora, na porta do vestiário, o meia Thiago Neves já comentava os próximos jogos da equipe carioca. Com o tetracampeonato conquistado com três rodadas de antecedência, o time das Laranjeiras agora se motiva em quebrar recordes e encerrar a 'maldição do ataque'. Desde 2006, o time campeão não termina como maior goleador.

A marca mais próxima é a de pontuação total. Com 76 pontos em 35 rodadas, o Fluminense precisa de mais uma vitória para ultrapassar o São Paulo, que foi campeão com 78 pontos em 2006. Até hoje é o número mais alto na história dos pontos corridos com 20 clubes - atual formato. O time paulista, porém, permanece como campeão com mais rodadas de antecedência. Em 2007, o elenco comandado por Muricy Ramalho levou o torneio faltando quatro jogos para o fim.

"Esse elenco é movido por vitórias, por quebrar recordes. Até estávamos falando no vestiário. O São Paulo fez 78 pontos e, se não me engano, temos que chegar aos 79. Temos que colocar uma boa folga e nós estamos todos com esta consciência. Domingo, vamos para dentro porque queremos ficar na história", disse o meia Thiago Neves.

Outra marca que o time de Abel Braga poderá alcançar é ainda mais antiga. Se vencer todos os jogos restantes, o time das Laranjeiras terminará com aproveitamento de 74,5% dos pontos. O recorde é do Cruzeiro, que em 2003 fez 100 pontos em 46 jogos, mas com aproveitamento de 72,5%. O próprio presidente da patrocinadora, Celso Barros, fez um pedido para que os atletas sigam em busca de marcas históricas.

VEJA BASTIDORES DA VIAGEM DO TÍTULO DO FLUMINENSE

"Ainda temos jogos e nós ainda podemos bater o recorde de pontos do São Paulo. Vamos atrás desse objetivo", comentou rapidamente, ainda no gramado do estádio Prudentão.

FLU CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2012

Melhor ataque
O Fluminense também poderá mudar uma tendência nos últimos anos do Brasileirão. Desde 2006, o time com melhor ataque não termina como campeão. Os comandados de Abel Braga têm o ataque mais positivo desta edição, com 59 gols, três acima de Atlético-MG e Botafogo. E se mantiver a melhor defesa até o final, atualmente com apenas 28 gols sofridos, o time carioca também se igualará ao São Paulo de 2006 como os únicos times campeões com melhor ataque e defesa.

Fred também segue atrás de recordes. Além de tentar entrar para a lista seleta de 11 jogadores que conquistaram o título e foram artilheiros, o camisa 9 pode se tornar o primeiro goleador isolado do Fluminense em um Brasileirão. Em 2008, Washington fez 21 gols na competição, mas dividiu a artilharia com Kléber Pereira, do Santos, e Keirrison, do Coritiba.