Topo

Título do Flu tem força contra rivais, 'ajuda' carioca e mais tempo como perseguidor

Jogadores do Fluminense comemoram no trio elétrico o título do Campeonato Brasileiro - Fernando Maia/UOL
Jogadores do Fluminense comemoram no trio elétrico o título do Campeonato Brasileiro Imagem: Fernando Maia/UOL

Renan Rodrigues

Do UOL, em Presidente Prudente (SP)

12/11/2012 06h00

Os números do título não deixam dúvida sobre a superioridade do Fluminense neste Campeonato Brasileiro. Mas além do tetracampeonato, a conquista antecipada teve um sabor mais especial para a torcida tricolor por conta da ótima campanha contra os maiores rivais.

A equipe das Laranjeiras disputou cinco clássicos no torneio e não perdeu nenhum. Para melhorar, os adversários cariocas ajudaram os campeões tirando pontos preciosos do Atlético-MG, que liderou por mais rodadas, mas perdeu fôlego na reta final.

BLOGUEIROS COMENTAM TÍTULO DO FLU

Juca Kfouri
Contestar a façanha tricolor não é apenas falta de espírito esportivo: é inútil, é bobagem, é chororô
Leia mais
Ricardo Perrone
Novo campeão brasileiro, Flu segue caminho oposto ao do Corinthians, seu antecessor e vencedor da Libertadores. Leia mais
Vitor Birner
Flu consegue vitória cardíaca contra o Palmeiras e conquista o Brasileirão. Tricolores, parabéns! Título merecido e inquestionável! Leia mais
Maurício Stycer
Da corrida de kart ao título do Brasileiro do Flu, Galvão muda muito em um ano. Leia mais
Roberto Avallone
Teve-se sempre a impressão de que se um time decide-se o jogo seria o Flu por sua muito melhor capacidade ofensiva. Leia mais
Menon
Mano, não dá mais para manter o Fred longe da seleção. Mais uma vez ele foi decisivo. Leia mais
Leandro Quesada
Fluminense, campeão brasileiro, com justiça. Leia mais

O 'massacre' sobre Botafogo, Flamengo e Vasco representa uma virada para o Fluminense. Em 2011, o time das Laranjeiras não conseguiu sequer uma vitória sobre os rivais, pior retrospecto desde a profissionalização do clube, em 1933. Nesta campanha, porém, o Tricolor não deu chance aos adversários cariocas. Venceu o Flamengo duas vezes, Botafogo e Vasco uma, e também empatou contra o time de General Severiano. O clássico contra o Cruzmaltino, inclusive, encerra a participação dos tetracampeões no torneio nacional.

E apesar de terem sofrido nas mãos do Fluminense em 2012, os outros clubes cariocas acabaram até 'ajudando' o rival a conquistar o tetracampeonato mais rápido. Enquanto o Atlético-MG empatou com Flamengo e Vasco, somando apenas dois pontos nas últimas três rodadas, o Tricolor fez sete pontos no mesmo número de jogos, garantindo o título com três jogos de antecedência.

A expectativa para confirmar a boa campanha fez até com que os jogadores do Flu se juntassem para torcer pelo rival Flamengo, na partida do último dia 31. Antes, no primeiro turno, o time da Gávea já havia dado uma contribuição. No reencontro com Ronaldinho Gaúcho, cercado por preocupações da polícia e vaias, o rubro-negro venceu por 2 a 1 em uma de suas melhores apresentações na competição. O Atlético-MG, que já era segundo colocado, perdeu a chance de diminuir a vantagem do clube das Laranjeiras para apenas um ponto.

FLU X PALMEIRAS: O DUELO DOS OPOSTOS

A própria confirmação da conquista só foi possível pela 'mãozinha' do Vasco, que conseguiu um empate contra os mineiros. A equipe cruzmaltina, inclusive, vinha de seis derrotas consecutivas e encerrou o jejum de pontos contra o então vice-líder Atlético-MG neste domingo.

Fluminense 'caçador'
Um dos méritos do time carioca na conquista foi manter a concentração mesmo quando estava atrás dos líderes, o que aconteceu na maior parte do torneio. O Fluminense liderou desde a 22ª rodada, ou seja, somará 17 na primeira colocação das 38 em disputa. O Atlético-MG liderou 15 rodadas, o Vasco foi o primeiro por três, o Botafogo pelas duas primeiras e o Cruzeiro por uma.

AVIÃO DO FLU FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA E TIME VAI DE TRIO ELÉTRICO PARA SEDE

O máximo de vantagem que os mineiros conseguiram para o Fluminense ao longo da competição foi de seis pontos, muito por conta pelo baixo número de derrotas dos cariocas no torneio: apenas três.  Já o time de Abel Braga manteve nove pontos sobre o rival por algumas rodadas e viu o adversário na luta pelo título tropeçar em jogos importantes.

Para fechar com 'chave de ouro', o time carioca tentará vencer as partidas que restam para ultrapassar os 77 pontos, marca do São Paulo, campeão em 2007. É a maior pontuação de uma equipe na história dos pontos corridos com 20 clubes.