Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: É questão de tempo para a gente ver o Verstappen campeão da F-1

Do UOL, em São Paulo

09/11/2021 13h29

A Fórmula 1 volta ao Brasil depois de dois anos com a corrida em Interlagos podendo encaminhar o título mundial para o holandês Max Verstappen ou diminuir a diferença no campeonato no caso de Lewis Hamilton, que está 19 pontos atrás e vê o carro da Red Bull levando vantagem em relação ao da Mercedes.

No UOL News Esporte, Fábio Seixas cita declaração do inglês heptacampeão mundial em relação às vantagens do carro da Red Bull no México e vê cenário similar no Brasil, além da vantagem na classificação que o holandês tem para apontá-lo como favorito a sair com o título ao final da temporada.

"O próprio Hamilton já começa a admitir isso. Deu uma declaração ainda no México dizendo que se a Red Bull continuar no ritmo que está, a Mercedes vai ter problemas e a Mercedes já está tendo problemas, está encrencada, porque o motor da Red Bull rende melhor do que o da Mercedes numa condição de altitude, como foi no México e como é em São Paulo, é a aerodinâmica da Red Bull, que é melhor também nesta condição e agora o Hamilton diz que até os freios da Red Bull funcionaram melhor do que os da Mercedes lá no México", diz Seixas.

"O Verstappen tem toda a matemática ao lado dele, não é de agora, é algo que ele veio construindo ao longo do campeonato, os números já começam a ficar muito fortes a favor do Verstappen, o Verstappen já tem nove vitórias, o Hamilton tem cinco, faltando quatro provas para terminar, parece muito improvável que o Hamilton consiga, mesmo igualando o número de vitórias do Verstappen, conquistar o título", completa.

O jornalista afirma que para o título do piloto inglês seria necessária uma mudança brusca nas últimas corridas, com tudo dando certo para ele e tudo errado para Verstappen.

"O Verstappen precisaria ter um final de campeonato horrível, trágico e o Hamilton precisa ter um final de campeonato perfeito para que a gente veja uma virada. Para mim, o título agora é uma questão de tempo só e é bacana ter um novo campeão na Fórmula 1. Com todas as críticas que eu tenho ao Verstappen, é legal acabar com a mesmice, então acho que é uma questão de tempo para a gente ver o Verstappen campeão da Fórmula 1", diz Seixas.

"O Hamilton ainda é mais piloto, é um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Verstappen pode chegar lá? Pode, até por ter começado tão cedo, pelos números que vem acumulando, é um candidato até a bater os números do Hamilton, por mais impressionantes e gigantescos que sejam esses números que o Hamilton fez na Fórmula 1. Só que o Verstappen é um cara ainda que está amadurecendo, que fala besteira fora da pista, que às vezes faz besteira dentro da pista e o Hamilton, que já fez também, já perdeu título por pressão psicológica, hoje é um cara equilibrado", conclui.

Fórmula 1