Topo

Fórmula 1

"Ganhamos a corrida?" e "Uma p... de luz vermelha": Frases do GP da Itália

Fórmula 1 - GP da Itália

Do UOL, em São Paulo

07/09/2020 04h00

O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, disputado ontem (6), reservou surpresas e emoções que não aconteciam há um bom tempo na modalidade. Lewis Hamilton não venceu, a Mercedes ficou fora do pódio, e o francês Pierre Gasly comemorou sua primeira vitória na categoria.

Nem o próprio piloto da AlphaTauri acreditou quando cruzou a linha de chegada antes dos demais.

Confira as frases do GP da Itália

Pierre Gasly terminou poucos segundos à frente de Carlos Sainz. Quando cruzou a linha de chegada, gritou sem parar no rádio para a equipe: "Meu Deus! O que eu acabei de fazer? Ganhamos a p...da corrida?", disparou. Em resposta, mais emoção da equipe: "Ganhamos!", responderam.

"A equipe fez tanto por mim! Deram a minha primeira chance na Fórmula 1, o primeiro pódio e agora a minha primeira vitória. Isso é doido. É muito doido. Eu estou muito feliz".

Ainda não caiu a ficha do que aconteceu. Passei por muitos altos e baixos nos últimos 18 meses e já tinha achado que o pódio no Brasil tinha sido uma loucura. Também é muito importante para a Honda ganhar justamente em Monza, uma pista em que a potência fala alto.

Já na Mercedes, Lewis Hamilton assumiu a responsabilidade por ter entrado nos boxes quando o pitlane estava fechado. Ele recebeu punição de dez segundos de stop and go. O britânico fez uma corrida de recuperação após a interrupção por causa de acidente com Charles Leclerc e terminou em sétimo.

Um enorme parabéns ao Pierre, foi um resultado fantástico para ele e ver ele se recuperar e crescer. Não era para ser para mim hoje, mas o que não te mata te faz ficar mais forte. Eu, na verdade, gostei de um pouco de batalha, voltando em meio a todos. Não fizemos um grande trabalho com o pitstop, e eu assumo a responsabilidade por não ver. Eu estou muito feliz de poder somar pontos depois de ficar 20 segundos atrás de todos.

Mas o chefe da Mercedes, Toto Wolff, não ficou nada feliz com o que aconteceu com o seu piloto. "Estranha sequência de eventos. O safety car foi acionado, não sei porque, e ao mesmo tempo o pit lane foi fechado. Nós, como time, não sabíamos que o pit lane estava fechado, estávamos concentrados com a parada [de Hamilton]. Não vimos nenhuma sinalização laranja que indicaria que não poderia entrar. A penalidade é o que é. Temos que olhar pela sequência de eventos. É só colocar uma p... de uma luz vermelha na entrada do box como foi feito por 50 anos, então o piloto vê que não é para entrar. Para que complicar coisas que poderiam ser fáceis?", questionou

Charles Leclerc falou sobre a fase ruim da Ferrari que parece não ter fim em 2020. Depois de Sebastian Vettel deixar a corrida por problemas no carro, o monegasco perdeu o controle do veículo na volta 25 e foi parar na barreira de pneus. Ele não se machucou, mas a corrida ficou mais de 20 minutos paralisada.

Perdi o controle do carro. Meu erro. Um pouco de dor, mas estou bem. Foi uma corrida difícil desde o começo. Tive grandes dificuldades.

Vettel também não completou a corrida.

"Estou tentando fazer meu trabalho no fim da temporada, e claro que não é fácil para mim quando as coisas não vão bem. Foi anunciado no início da corrida que estávamos tendo problemas com a linha do freio traseiro. Primeiro à esquerda, depois à direita também", afirmou.

"Não sei de onde veio o problema nem porque. Mas então ficou claro que eu não tinha mais freios. Aí posso dizer: ainda bem que ainda havia muito espaço na primeira curva, porque a última curva não seria tão boa. Eu já tinha parado o carro e percebi que algo estava acontecendo", completou.

Carlos Sainz deu trabalho e quase roubou o 1º lugar de Gasly no fim da corrida. Ele definiu bem o que foi o GP da Itália: muitas emoções.

Uma montanha-russa de emoções, obviamente. Na ponta da bandeira vermelha, fui mal, fiquei desiludido e pensei que tinha perdido a chance de ganhar e, potencialmente, de um pódio. Fiquei com raiva de mim mesmo, e de novo, pensando na má sorte e nesta temporada e tudo mais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, Hamilton recebeu punição de dez segundos de stop and go no GP da Itália. O erro foi corrigido.

Fórmula 1