Topo

Fórmula 1

Covas diz respeitar decisão da F1, mas vê SP como pronta para corridas

O prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP) - Deyvid Edson / Estadão Conteúdo
O prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP) Imagem: Deyvid Edson / Estadão Conteúdo

Felipe Pereira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 13h25

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), comentou hoje a decisão da Fórmula 1 de cortar o Brasil do calendário nesta temporada devido à pandemia de coronavírus. Apesar de dizer que respeita a escolha dos organizadores, o político tucano afirmou que a capital paulista já está em condições de receber eventos de automobilismo.

Segundo Covas, a projeção é de que, em novembro, data em que a prova seria realizada, a capital esteja melhor do que países europeus que já receberam Grandes Prêmios neste ano.

"Ao longo dessas semanas, enviamos todos os dados à organização do evento, mostrando que a realidade da cidade é muito diferente da brasileira e das notícias que chegam para equipes e pilotos. A projeção é que em novembro estaremos em uma situação melhor do que os países europeus onde já tivemos realização de Grandes Prêmios. A prefeitura destacou que já há protocolos sanitários para a realização de eventos automobilísticos em São Paulo", afirmou Covas, que também disse que a capital trabalha para renovar o contrato com a categoria a partir do ano que vem.

Na última semana, o governo de São Paulo divulgou os protocolos para a retomada dos esportes a motor no Estado. De acordo com o anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB), as competições poderão acontecer nas regiões da fase amarela do plano de retomada gradual das atividades.

Assim, o Brasil não vai receber a F1 pela primeira vez em quase 50 anos. A primeira de estreia, que não valeu pelo campeonato, foi em 1972 e, a partir do ano seguinte, o país contou com uma etapa em todos os anos, sendo que em 1978 e de 1981 a 1989, o GP Brasil foi realizado no Rio de Janeiro, na pista de Jacarepaguá, demolida durante a construção da estrutura para os Jogos Olímpicos de 2016.

Fórmula 1