Topo

Fórmula 1

Dupla é presa suspeita de roubar coleção sobre Ayrton Senna na Itália

Segundo os policiais, a coleção sobre Senna possui 300 itens e um valor estimado de 300 mil euros - Jean-Loup Gautreau/AFP
Segundo os policiais, a coleção sobre Senna possui 300 itens e um valor estimado de 300 mil euros Imagem: Jean-Loup Gautreau/AFP

Da Ansa, em Asti (Itália)

23/07/2020 10h23

Dois homens foram presos hoje pela polícia da cidade de Canelli, na Itália, por terem roubado parte de uma coleção de objetos em homenagens a Ayrton Senna de um colecionador local.

Os homens haviam levado as peças roubadas para uma residência que estava vazia. Segundo os policiais, a coleção completa possui 300 itens e um valor estimado de 300 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhão).

Entre os itens roubados, há capacetes, luvas, macacões e diversos objetos que pertenceram ao piloto brasileiro. O empresário que teve seus objetos furtados costumava emprestá-los para exposições ao redor do mundo.

O roubo das peças aconteceu após uma exposição dos itens realizada na província de Asti, no norte da Itália, há alguns dias, mas o crime foi mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações.

"Nós contamos com a colaboração da comunidade, que foi de grande importância para sinalizar a presença de um carro suspeito e do que estava acontecendo", revelou o tenente-coronel Pierantonio Breda, comandante da polícia provincial de Asti.

"A casa foi vigiada por todos, mais de uma vez, em momentos diferentes", acrescentou o capitão Alessandro Caprio, comandante dos carabineiros de Canelli.

Na última ronda feita pela polícia local, após a notificação de moradores, dois agentes pararam os suspeitos e os abordaram em um carro. Dentro do veículo, já encontraram parte dos itens roubados.

Segundo os policiais, colaboração da comunidade "foi de grande importância" para recuperar itens - Paul-Henri Cahier/Getty Images - Paul-Henri Cahier/Getty Images
Segundo os policiais, colaboração da comunidade "foi de grande importância" para recuperar itens
Imagem: Paul-Henri Cahier/Getty Images

Após a prisão, a dupla levou os oficiais à casa onde escondiam os objetos. Lá, os policiais encontraram quase todas as peças roubadas.

"A nossa investigação ainda não terminou e estamos apurando se os dois agiram sob pedido, mesmo que o furto tenha sido ocasional e não planejado. As investigações buscarão esclarecer esse aspecto", acrescentou Caprio.

Os policiais ainda pediram que, se os italianos virem algum item de Senna sendo vendido, notifiquem as autoridades.

Instituto Ayrton Senna agradece

Em nota, o Instituto Ayrton Senna agradeceu os policiais italianos por terem recuperado parte dos itens roubados.

Segundo o comunicado, as peças roubadas estão sendo expostas na Europa há mais de 16 anos "para lembrar o campeão brasileiro e para recolher fundos para a caridade do próprio Instituto".

A nota ainda reforça o pedido dos policiais para que, caso alguém veja itens de Senna sendo vendidos, alertem os oficiais, já que nem todas as peças foram recuperadas.

Fórmula 1