Topo

Fórmula 1

Ecclestone rebate Hamilton e diz que tirou F1 da África do Sul após racismo

Bernie Ecclestone chega para o GP da Hungria de 2015 - Lars Baron/Getty Images
Bernie Ecclestone chega para o GP da Hungria de 2015 Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 14h06

O ex-dirigente da Fórmula 1 Bernie Ecclestone respondeu às críticas de Lewis Hamilton, que o chamou de "ignorante" por comentar que "em muitos casos, os negros são mais racistas do que os brancos".

Ao jornal The Sun, Ecclestone disse que tirou a África do Sul da rota dos Grandes Prêmios da Fórmula 1 depois de presenciar um caso de racismo. O país recebeu corridas entre os anos de 1934 e 1993.

Segundo Ecclestone, em uma de suas visitas ao país, ele foi de carro com o piloto alemão Jochen Rindt para o local da corrida. O carro era conduzido por um motorista branco.

"Um homem negro estava andando na estrada e o motorista branco abriu a janela do carro e, com uma bengala, bateu no negro e o fez andar na beira da estrada. Gritei para o motorista parar o carro. Jochen e eu puxamos o motorista para fora, colocamos o homem no carro e dirigimos até onde seria mais seguro deixá-lo. Eu tive muitos outros incidentes como esse. A vida não é justa. Precisamos educar uma geração mais jovem", disse ele, citando que chegou a ter problemas com a polícia devido ao incidente.

Hamilton também disse que Ecclestone "não tinha instrução". O ex-chefe da F1 rebateu: "Lewis poderia começar conscientizando as pessoas de que aqueles que não são brancos são empregados por equipes e recebem as mesmas oportunidades. Lewis, você afirma que eu sou instruído e ignorante. Eu tenho o mesmo nível de escolaridade que você".

Ecclestone ainda disse que Hamilton teve "sorte. "Se eu tivesse sido educado adequadamente, talvez a Fórmula 1 não seria como é e você não teria se beneficiado. Eu também me saí bem, mas estava ganhando dinheiro antes de entrar na Fórmula 1. Quando você vencer outro campeonato, será pelo seu talento, por estar no lugar certo na hora certa", completou.

As críticas de Hamilton foram pelos comentários de Ecclestone sobre o novo programa de diversidade "We Race as One", criado pela atual direção. Em entrevista à CNN americana, o ex-dirigente fez um comentário controverso.

"Não acho que isso fará algo de bom ou ruim para a Fórmula 1. Isso fará com que as pessoas pensem o que é mais importante. Penso que é o mesmo para todos. As pessoas devem refletir um pouco e pensar: 'Bem, que diabos. Alguém não é igual as pessoas brancas e as pessoas negras devem pensar o mesmo das pessoas brancas'. Em muitos casos, os negros são mais racistas do que os brancos", disse. Na ocasião, a organização da Fórmula 1 divulgou uma nota de repúdio às declarações.

Fórmula 1