Topo

Fórmula 1

De prova de fogo para Hamilton a pista traiçoeira: 5 motivos para ver o GP

Carros durante GP da Europa, em Baku - Mark Thompson/Getty Images
Carros durante GP da Europa, em Baku Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

De UOL, em Londres (ING)

20/06/2017 04h00

O disputado campeonato da Fórmula 1 de 2017 tem um novo capítulo neste final de semana no GP do Azerbaijão, rebatizado depois de receber a categoria pela primeira vez ano passado como GP da Europa. A prova, realizada nas ruas da capital Baku, em um circuito difícil com longas retas e um trecho bastante travado, será a chance do líder do mundial Sebastian Vettel se recuperar depois de uma corrida acidentada no Canadá - e do vice-líder Lewis Hamilton comprovar que se livrou dos problemas com os pneus de uma vez por todas.

Confira os principais tópicos do GP do Azerbaijão

1. Prova de fogo para a Mercedes:
O time trabalhou dia e noite para resolver os problemas com o pneu ultramacio em asfaltos lisos na classificação e demonstrou evolução na última prova, no Canadá. Em Baku, a mesma situação se repete e o time de Lewis Hamilton busca provar que os problemas para colocar os pneus na temperatura correta são coisa do passado.

2. Vai caber? O circuito de rua de Baku tem o trecho mais estreito de todo o campeonato, na curva 9, onde inclusive Lewis Hamilton bateu ano passado ao fechar demais a tangência da curva. Neste ano, devido à mudança de regulamento, os carros ganharam 20cm e chegaram aos 2m de largura. E a curva continua a mesma, com 7,6m.

3. Primeiras curvas complicadas: Na estreia da pista e Baku ano passado, as provas da GP2 - atualmente F-2 - foram um show de batidas, especialmente nas duas primeiras curvas. Afinal, uma área de escape generosa para uma pista de rua fazia com que os pilotos arriscassem. Vendo as largadas anteriores, os pilotos da F-1 foram bastante conservadores, mas o mesmo não tem sido visto nas primeiras curvas de 2017 até aqui. Será que em Baku eles vão aliviar?

4. Mais uma chance para a Force India: A equipe andou muito bem com Sergio Perez ano passado, terminando no pódio, e vem embalada com a boa performance do GP do Canadá, quando chegou a lutar pelo terceiro lugar com ambos os pilotos. Mas o time também tem lá seus problemas: o clima esquentou depois que Perez não cumpriu uma ordem de equipe. O que será que vai acontecer se houver uma situação parecida em Baku?

5. Um dos GPs mais caros tenta ‘vingar’: Na primeira edição da prova de Baku, ano passado, os organizadores tiveram dificuldade para encher as arquibancadas, mesmo com menos de 30.000 lugares disponíveis. O preço dos ingressos, comparável ao salário mínimo local, e a pouca popularidade da F-1 no país, que está no top 3 entre os que mais pagam para receber a categoria, ao lado de Rússia e Bahrein, foram apontados como os motivos. Na segunda edição, Baku tenta ‘vingar’ atraindo turistas, especialmente russos e finlandeses.

Confira os horários do GP do Azerbaijão

Sexta-feira, 23 de Junho
Treino Livre 1   06h00 – 07h30
Treino Livre 2   10h00 – 11h30
Sábado, 24 de Junho
Treino Livre 3   07h00 – 08h00
Classificação – 10h00 – 11h00
Domingo, 25 de Junho
Corrida – 10h00
*horários de Brasília

Fórmula 1