Topo

Fórmula 1

Red Bull inova no visual em testes e camufla carro para evitar espionagem

DO UOL, em São Paulo

01/02/2015 11h28

De todos os carros que foram à pista neste domingo em Jerez de la Frontera (ESP) para o primeiro dia de testes da Fórmula 1, nenhum chamou tanta atenção pelo visual quanto o da Red Bull. A equipe austríaca abandonou suas cores tradicionais e exibiu um caro camuflado em preto e branco.

Este visual, entretanto, não será utilizado ao longo da temporada. A camuflagem foi uma maneira encontrada pelos engenheiros da equipe para tornar mais difícil a observação dos componentes do carro por equipes rivais, que se aproveitam de fotografias e vídeos para isso. A tática já foi utilizada por algumas equipes no passado.

Até para evitar uma maior aproximação de fotógrafos e cinegrafistas, o time que ganhou os títulos mundiais entre os anos de 2010 e 2013 não promoveu nenhum lançamento oficial do modelo RB-11. Ele foi direto para a pista, sendo conduzido por Daniel Ricciardo neste primeiro dia.

Os engenheiros da Red Bull tiveram de correr contra o tempo para deixar o carro pronto para testar em Jerez.

"Tivemos uma escala de trabalho muito puxada para deixar o carro pronto a tempo para o primeiro teste. mas isso é normal. Se você não estiver limite, significa que você não está tentando dar o seu melhor e trabalhando o mais duramente possível", disse o chefe da Red Bull Christian Horner.

O carro deste ano foi projetado por Rob Marshall, após o mago das pranchetas Adrian Newey mudar de função.

"Em relação à temporada passada, houve algumas mudanças no formato da parte dianteira do carro,mas tirando isso, a maior parte das alterações está por debaixo da carenagem. Verificamos a área na qual poderíamos melhorar e trabalhamos nisso", afirmou. 

Com o carro camuflado, a Red Bull deu 35 voltas. Na melhor delas, Daniel Ricciardo marcou 1min23s338. A sessão foi liderada pelo alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, com 1min22s620.

 

Fórmula 1