Veja o que pode e não pode com as novas regras de rádio da Fórmula 1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu uma bela agitada na Fórmula 1 após o Grande Prêmio da Itália ao anunciar a proibição das mensagens de rádio na categoria. Dias depois, não satisfeita, a entidade ampliou as restrições e vetou ainda mensagens cifradas e a tradicional comunicação por placas no muro das retas dos boxes.
O intuito da FIA era claro: reduzir a influência de determinações de equipes nos resultados das corridas. No entanto, muita gente na categoria – fãs, jornalistas, engenheiros, mecânicos, pilotos, dirigentes – estranhou o silêncio imposto. Conversas entre a equipe e os pilotos são proibidas?
Não exatamente, mas muita coisa agora é vetada. A própria FIA detalhou melhor a lista de permissões para evitar (mais) mal-entendidos. E o UOL Esporte explica: o que pode e não pode no rádio da Fórmula 1 já a partir do Grande Prêmio de Cingapura?
PODE
- Detalhes a respeito do tempo de volta (parcial ou completa)
- Detalhes a respeito do tempo de volta de um piloto
- Diferença de tempo (gap) entre pilotos durante treinos e corridas
- “Acelere”, “você largará em determinada posição” e determinações semelhantes
- Retorno a respeito do recebimento de mensagens
- Avisos a respeito de tráfego durante treinos e corridas
- Avisos sobre a diferença de tempo (gap) entre carros nos treinos para determinar o melhor momento de entrar na pista
- Aviso de pneus furados
- Escolha de pneus para o próximo pit stop
- Número de voltas que um piloto deu com o jogo de pneus durante uma corrida
- Jogo de pneus escolhido por determinado piloto
- Indicação de possíveis problemas com o carro de competidores durante a corrida
- Informações a respeito de possíveis estratégias de corridas de pilotos
- Bandeiras amarelas, bandeiras azuis, entrada de safety car e outras advertências
NÃO PODE
- Detalhes a respeito do setor de volta de um piloto, para determinar quem é mais rápido
- Ajustes do acerto da unidade de potência
- Ajustes do acerto da caixa de câmbio
- Informações da configuração da caixa de câmbio (serão liberadas a partir do GP do Japão)
- Balanço da situação do ERS
- Informações sobre o acerto do fluxo de combustível (exceto se solicitado pelo controle de prova)
- Informações sobre a quantidade de combustível poupada ao fim da prova
- Informações a respeito da pressão ou da temperatura dos pneus (serão liberadas a partir do GP do Japão)
- Informações sobre diferentes acertos do carro
- Mapas de largada referentes a marchas
- Informações do acerto do balanço dos freios
- Alertas a respeito das temperaturas de freio (serão liberadas a partir do GP do Japão)
- Informações sobre acertos de outros pilotos
- Responder perguntas de pilotos, como “estou usando a configuração correga de torque?”
- Qualquer mensagem que pareça codificada
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