Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras abre 5 do Galo, 10 do Flamengo e vira o único favorito

O palmeirense Dudu fez o primeiro da sólida e tranquila vitória do líder isolado - Gabriel Machado/AGIF
O palmeirense Dudu fez o primeiro da sólida e tranquila vitória do líder isolado Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Colunista do UOL

12/06/2022 20h02Atualizada em 12/06/2022 20h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Palmeiras 2 x 0 Coritiba! Ou melhor, Coxa 0 x 2 Verdão, no Paraná! Resultadaço! O Palmeiras deixou de ser um dos favoritos para ser o grande favorito ao título. O que é diferente, ainda, de dizer que já pode entregar as faixas...

Mas pergunte para o Galo, que abriu 2 a 0 no Mineirão e cedeu o 2 a 2 para esse mesmo Coritiba, se ele acha fácil derrubar o campeão paranaense no Couto Pereira...

Para o Flamengo, que apanhou na estreia de Dorival Júnior e está fora da zona do rebaixamento apenas pelo saldo de gols, é melhor nem perguntar nada porque já dá para afirmar que a equipe rubro-negra é carta fora do baralho em relação à disputa pelo título!

Para além do ponto de diferença para o vice-líder Corinthians, o Palmeiras abriu 5 para o Atlético-MG e 10 para o Flamengo, rivais que eram considerados os principais adversários palestrinos!

O jogo? Para vencer o ex-melhor mandante Coritiba, o líder Abel Ferreira bolou uma estratégia revolucionária: escalou os melhores jogadores à disposição, sem palhaçadinha, e armou o time no esquema em que a equipe está acostumada a jogar, sem inventar nem improvisar!

Parece muito óbvio. E é. Mas, como o Palmeiras de Abel disputa o Campeonato Brasileiro com rivais que não fazem nem enxergam o óbvio, a tática deu certo e o Palmeiras fez 2 a 0.

O Verdão buscou o resultado desde o pontapé inicial e, paradoxalmente, quando o Coxa ensaiava equilibrar as ações, na metade da primeira etapa, Dudu abriu o placar de fora da área. Em desvantagem, o Coritiba tentou acelerar mais, mas, à vera, Weverton não precisou fazer nenhuma grande defesa e o 1 a 0 se manteve até o intervalo..

Para tentar mudar o ritmo da prosa, o técnico Gustavo Morínigo voltou com Thonny Anderson e Diego Porfirio nos lugares de Nathan Fogaça e Guilherme Biro. Logo depois Alef Manga deu lugar a Clayton. Quando o Coxa dava a falsa impressão de que poderia complicar para o líder, veio o contra-ataque de almanaque e Rony assinou o 2 a 0.

Quando Thonny Anderson foi corretamente expulso, a vaca coxa-branca já tinha atolado as quatro patas no brejo, e o Palmeiras só administrou. Vitória de campeão! De quem, reitero, ainda não é...

Na quinta-feira, o Palmeiras recebe o Atlético-GO para abrir vantagem. Na quarta, o péssimo visitante Coritiba encara o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.

ONDE ESTÃO DOM PHILLIPS E BRUNO PEREIRA?

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.