Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com nova gestão da CBSurf e recorde de inscritos, vai começar o Brasileiro

Ex-campeão Brasileiro, Ian Gouveia está confirmado para o evento - WSL
Ex-campeão Brasileiro, Ian Gouveia está confirmado para o evento Imagem: WSL

Colunista do UOL

02/06/2022 19h42

Pontal da Barra, Maceió, Alagoas.

Em uma das principais capitais do país, será dada a largada para o que se espera ser uma nova era para o surfe brasileiro.

Você pode estar se perguntando: "Como assim? Mas o Brasil não manda no mundo do surfe?"

É resposta é sim... se levarmos em conta apenas as performances dos nossos melhores atletas nas etapa do circuito da WSL.

Acontece que nos últimos anos, o esporte foi praticamente abandonado no cenário nacional. E apesar dos diversos nomes de sucesso, a organização na formação de atletas nas diversas categorias... esfarelou.

Mas a gestão da Confederação Brasileira de Surf mudou. E a base, é um dos principais pilares da recém equipe que assumiu a entidade, liderada pelo presidente Teco Padaratz.

cartaz - divulgação - divulgação
Cartaz de divulgação da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro
Imagem: divulgação

Os primeiros passos estão sendo dados. Um deles é a criação e lançamento do Circuito Brasileiro Profissional.

É aí que Maceió entra na história.

Na próxima segunda-feira (6/6), 220 dos nossos melhores surfistas (188 homens e 32 mulheres), darão início ao 'CBSurf PRO' o que promete ser o circuito nacional mais disputado dos últimos anos.

Grandes nomes do país confirmaram presença.

Entre eles, Adriano de Souza, campeão mundial da WSL em 2015, que apesar de ter se aposentado oficialmente das competições no ano passado, tem marcado presença nos torneios por aqui.

Outros nomes que já passaram pelo Championship Tour, também já estão chegando por lá.

silvana lima - Orlando Rodrigues / @orlandoorodrigues - Orlando Rodrigues / @orlandoorodrigues
Silvana Lima
Imagem: Orlando Rodrigues / @orlandoorodrigues

Na chave feminina, Silvana Lima, um dos principais nomes dos últimos anos, também vai desfilar sua classe.

Além do recorde de inscritos, o tour pelo nosso litoral terá as maiores premiações já pagas no país para as categorias profissionais - um total de R$ 280.000, (duzentos e oitenta mil reais) para cada uma das 6 etapas previstas.

Outra novidade.

Com um trabalho em conjunto com as Federações Estaduais, uma 'força-tarefa' irá atender todas as categorias que fazem parte da CBSurf, com campeonatos, circuitos e premiações cada vez melhores.

adriano - WSL - WSL
Adriano de Souza, campeão mundial de 2015
Imagem: WSL

Em Alagoas, a CBSurf inaugura o projeto 'A Caravana do Surfe', que terá práticas educacionais voltadas para a orientação e a capacitação de todo o ambiente ao redor do esporte.

Entre as ações iniciais, estão: Curso para qualificação de juízes; Curso para capacitação de instrutores de Escolas de Surfe; Palestra sobre necessidades jurídicas para aberturas de Clubes, Associações e Federações; e Palestra sobre o projeto Escolas de Surfe Social.

De Alagoas, o 'CBSurf PRO 2022' segue para outros estados do Nordeste, Sudeste e Sul do país e, junto com a Taça Brasil (circuito da divisão de acesso), definirá os 64 homens e 32 mulheres que irão se classificar para a elite do surfe brasileiro em 2023, o 'Dream Tour'.

por @thiago_blum / @surf360_