Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com análise de dados, novo app ajuda no desempenho dentro e fora da água

Filipe Toledo manobra durante etapa do mundial da WSL - WSL
Filipe Toledo manobra durante etapa do mundial da WSL Imagem: WSL

Colunista do UOL

13/05/2022 15h14

A tecnologia usada para o bem estar do dia a dia. A utilização de aplicativos não é uma novidade nos esportes.

Uma ferramenta capaz de contribuir com profissionais de alta performance e atletas de fim de semana. Tudo ao alcance de alguns clicks.

No surfe... também.

divulgação - divulgação - divulgação
Aplicativo ajuda no desempenho dos atletas dentro e fora da água
Imagem: divulgação

É o que acreditam os criadores do SID (Surf Information Data), app que fornece, sem custos, orientações e recomendações personalizadas e específicas para melhorar o rendimento nas ondas. Com uma rotina saudável, para surfar mais e melhor, com um acompanhamento na preparação física e mental, através de fortalecimento muscular, condicionamento físico, alongamento, boa alimentação e hidratação.

O que rola dentro e fora do mar estão sempre ligados. É o que acredita Marcelo Baboghluian, especialista em Medicina Esportiva para o surfe: "A relação entre o bem estar físico e o desempenho é bastante estreita e gera a capacidade para enfrentar condições e situações na busca da superação dos seus limites, através do conhecimento de suas limitações físicas e emocionais para o momento"

app - divulgação - divulgação
App propõe acompanhamento do desempenho dos surfistas
Imagem: divulgação

O aplicativo propõe também orientações e recomendações personalizadas. Encontro com uma equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, que atuam diretamente com os atletas brasileiros da elite mundial através da telemedicina.

"As principais finalidades do treino físico de fortalecimento para o surfe são a prevenção de lesões osteomusculares, a melhora na execução das manobras e a redução da fadiga muscular", afirma o Dr. Guilherme Vieira Lima, ortopedista da equipe.

Pra fechar, um garoto propaganda de altíssimo gabarito, ninguém menos que o campeão mundial Adriano de Souza.

app - divulgação - divulgação
Aplicativo de fotos de surfe
Imagem: divulgação

Preparação física a partir do smartphone... com registro completo, lógico.

Quem busca comprar ou vender fotos, pode fazer a busca em aplicativo também.

No mercado desde 2016, a 'Surfmappers' trabalha com o objetivo de conectar surfistas e fotógrafos, possibilitando a concretização da fotografia do esporte como profissão, além de levar aos surfistas a alegria de eternizar os melhores momentos no mar.

gabriel - Felipe Rodrigues/Click Surfing - Felipe Rodrigues/Click Surfing
Fabrício Rocha surfando em Maresias
Imagem: Felipe Rodrigues/Click Surfing

Pelo site e agora via app, a plataforma já se consolidou na área, atuando em diversos estados brasileiros, e viabilizando a venda de fotos em 8 países.

Lançado no mês passado, a novidade foca em configurações que deixem a visualização e busca mais fáceis, com agrupamento de imagens e marcações notificadas em fotos.

por @thiago_blum / @surf360_