Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Daniel é o responsável pelo 0x0 em Arequipa

Colunista do UOL

04/08/2022 21h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É verdade que a temporada de Daniel está abaixo do nível demonstrado no ano passado, mas o goleiro colorado calou os críticos na noite desta quinta-feira, no Peru. Não fosse por ele, o Internacional teria voltado com um resultado negativo e possivelmente complicado de reverter em casa, diante do Melgar. A equipe gaúcha não conseguiu competir bem nos 2.300m de altitude, mas sabe que em Porto Alegre é superior.

Mano Menezes teve o desfalque e Rodrigo Moledo. Vitão e Mercado novamente formaram a zaga. Wanderson foi o ponta pela esquerda e Edenílson partiu da direita para o meio, abrindo o corredor para as ultrapassagens de Bustos. Taison e Alan Patrick, recuperados de lesão, ficaram no banco.

Por mais que a primeira chance de gol tenha sido do Inter, com Bustos, aos dois minutos, o Colorado passou um sufoco na primeira metade da etapa inicial. Sofrendo com passes em profundidade para Bordacahar pela esquerda da sua defesa, contou com três boas defesas de Daniel em finalizações perigosas de Cuesta. Ramos também tava um bom suporte no setor e o trio de meio acionava o ataques com passes verticais.

O Colorado não conseguia encurtar a marcação e impedir os passes, cruzamentos e finalizações. Com a bola, acelerava os ataques, o que nem sempre dava certo. Wanderson, assim como Bustos, assustou em chute cruzado de canhota ao receber passe de calcanhar de Edenílson, mas o time gaúcho cometia mais erros do que acertos na construção, o que dava possibilidades de rápidas transições para os peruanos.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Melgar e Inter começaram o primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Os escanteios do time rubro-negro também incomodavam. O Inter sofria para neutralizar as jogadas aéreas, seja com a bola rolando ou com a pelota parada. Aos poucos, porém, o ímpeto do time da casa se arrefeceu, e o Colorado pode encontrar mais conforto no jogo. Passava longe de dominar ou se impor, mas já não levava o sufoco inicial.

Em fase ofensiva, a alternativa gaúcha era fazer a ligação direta para Alemão ganhar a ''primeira bola'' pelo alto e o time definir rapidamente a jogada na sequência. Outro ponto que não funcionou com frequência. Aos 45', foi a vez de Bordacahar quase marcar de cabeça, nas costas de Vitão mais uma vez. Os brasileiros saíram no lucro ao não levar gols antes do intervalo.

Pouca coisa mudou na 2ª etapa. Arias fez Daniel trabalhar bem em dois chutes de fora da área muito perigosos antes dos 15 minutos. Mesmo num ritmo mais lento em relação ao 1º tempo, o rubro-negro seguia pressionando. O Inter até trocou mais passes longe da sua meta, mas não conseguia ter volume ofensivo. A situação piorou aos 23'. Alemão acertou uma cotovelada no meio-campo e acabou expulso direto.

02 - Divulgação/Conmebol - Divulgação/Conmebol
Alemão, jogador do Inter, disputa bola no jogo contra o Melgar, pela Sul-Americana
Imagem: Divulgação/Conmebol

Mano colocou Alan Patrick e Pedro Henrique. Um homem para tentar segurar a bola no ataque e outro para ser lançado em velocidade. Edenilson passou a fazer a dupla central de meio com Gabriel. De Pena abriu para o lado esquerdo. O time melhorou. Fechou os espaços com mais eficiência e ganhou qualidade técnica na frente. Edenílson perdeu grande chance após puxar contra-ataque e tabelar com Alan Patrick.

Por mais que Daniel tenha feito mais uma boa defesa em chute de Sanchez aos 36', o Melgar não chegou nem perto da quantidade de chances criadas no 1º tempo. Renê ajustou a marcação pela esquerda. Vitão e Mercado se encontraram defendendo a área, e a parte física do Melgar mostrou-se débil na reta final da partida. O Colorado tem agora todas as condições de se classificar com tranquilidade para as semifinais