Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gabigol é o maior jogador brasileiro na história da Libertadores

Gabigol, do Flamengo, com a taça da Copa Libertadores 2022 - RODRIGO BUENDIA / AFP
Gabigol, do Flamengo, com a taça da Copa Libertadores 2022 Imagem: RODRIGO BUENDIA / AFP

Colunista do UOL

31/10/2022 12h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Herói de mais uma final de Libertadores pelo Flamengo, o centroavante Gabigol fez história na decisão de Guayaquil no último sábado (29). Autor do gol do título, assim como em 2019, Gabriel Barbosa mostrou mais uma vez sua estrela na competição.

Há quatro anos, Gabigol fez os dois gols da virada sobre o River Plate-ARG na final de Lima, na vitória do Flamengo por 2 x 1, e garantiu o título do rubro-negro, sendo ainda o artilheiro do time na competição. Em 2021, voltou a disputar a final, marcou novamente, na derrota para o Palmeiras por 2 x 1, mas não ficou com o título. Porém, foi outra vez artilheiro, sendo o primeiro brasileiro a conseguir ser o principal goleador da competição por duas vezes desde 1960.

Agora, em 2022, igualou Luizão como o brasileiro com mais gols na história da Libertadores (29 gols cada). Entre os times brasileiros, Gabi é o jogador com mais gols por um único clube — marcou 28 pelo Flamengo. Nos últimos anos, desde que estreou pelo Fla, ele foi duas vezes campeão, uma vez vice, duas vezes artilheiros, marcou gol em três finais (2019, 2021 e 2022) e é o 2º brasileiro com mais gols em finais (4), ao lado de Zico e Thiago Neves e um atrás de Coutinho (5), ex-Santos na década de 1960. Além disso, é o jogador com mais participações em gols desde 2019, com 37 (28 gols e 9 assistências), à frente de Bruno Henrique (31), Rony (28) e Arrascaeta (23).

Com o gol marcado diante do Athletico-PR, Gabigol foi para 16 gols em mata-matas, sendo brasileiro com mais gols em jogos eliminatórios. Apenas o argentino Riquelme marcou mais gols que Gabi em mata-matas (17). Algo que pode ser quebrado pelo brasileiro em 2023.

Na história da Libertadores, Gabigol já é o 5º com com mais gols por um único clube (28 pelo Flamengo), atrás de Spencer (Peñarol, 49 gols), Fernando Morena (Peñarol, 37 gols), Ónega (River Plate, 31 gols), e Morales (Nacional-URU, 30 gols). Na lista dos maiores artilheiros da história da competição, Gabigol subiu para a 7ª posição, com 29 gols, ao lado do brasileiro Luizão, do colombiano Anthony de Ávila e do argentino Juan Sarnari. À frente de Gabigol, estão o equatoriano Spencer (54 gols), os uruguaios Fernando Morena (37) e Pedro Rocha (36), o argentino Daniel Ónega (31), o uruguaio Julio Morales (30) e o argentino Lucas Pratto (30). Se marcar três gols em 2023, Gabigol pode subir para o 4º lugar dessa lista, com 32 gols.

Com esse excelente histórico, Gabigol tem títulos, artilharias e números superiores a de outro grandes gênios brasileiros na história da competição. Pelé foi duas vezes campeão pelo Santos e marcou 16 gols. Assim como o Galinho Zico, que foi uma vez campeão com o Flamengo. Rogério Ceni, campeão e goleiro com mais gols, é outro que figura entre os maiores, assim como Luizão, duas vezes campeão e o maior artilheiro entre os brasileiros. Raí ganhou duas Libertadores pelo São Paulo também e figura entre os maiores.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter