Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

São Paulo é o clube brasileiro com mais jogadores em Copas do Mundo

O peruano Cueva disputou a Copa do Mundo de 2018 como jogador do São Paulo - CRIS BOURONCLE / AFP
O peruano Cueva disputou a Copa do Mundo de 2018 como jogador do São Paulo Imagem: CRIS BOURONCLE / AFP

Colunista do UOL

26/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segundo clube com mais representantes na seleção brasileira em Copas do Mundo, com 46 jogadores, três a menos que o Botafogo, o São Paulo é o clube brasileiro que mais cedeu atletas (53) para os Mundiais, desde 1930, somando os jogadores que disputaram Copas por outras seleções.

Além dos brasileiros, o Tricolor paulista mandou outros sete jogadores para edições do torneio da Fifa, sendo cinco uruguaios, um equatoriano e um peruano — o meia Cueva, que, em 2018, disputou o Mundial de Rússia. O Botafogo, que levou 51 jogadores, sendo dois estrangeiros, é o segundo brasileiro com mais jogadores em Copas.

O Palmeiras, que já mandou 25 brasileiros, é o clube daqui que mais contou com jogadores em outras seleções: oito no total, sendo três uruguaios, dois paraguaios, dois colombianos e um chileno. O São Paulo é o segundo com mais atletas em outras seleções (sete), seguido por Santos (seis), Corinthians e Flamengo (quatro), Internacional (três), Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro e Vasco (dois) e Athletico-PR, Fluminense e Grêmio (um cada).

Para a Copa do Mundo de 2022, teremos mais jogadores de clubes brasileiros no Mundial. Na seleção brasileira, deveremos ter Weverton (Palmeiras), Pedro e Everton Ribeiro (Flamengo). De outros países a lista deverá ser maior. Na seleção uruguaia, seis jogadores que atuam no Brasileirão apareceram na lista preliminar dos 56 nomes para a Copa de 2022: Terans e Canobbio (Athletico-PR), Piquerez (Palmeiras), Bruno Méndez (Corinthians), Arrascaeta e Varela (Flamengo). Na seleção equatoriana, o zagueiro Arboleda (São Paulo) e o lateral Andrés Hurtado (Bragantino) podem surgir na lista final.

Clubes brasileiros com mais jogadores em Copas do Mundo (1930-2018)

rc

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter