Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo e Corinthians, enfim, vão fazer uma grande final nacional

Mosquito e Renato Augusto comemoram gol do Corinthians sobre o Fluminense na Copa do Brasil - SAULO DIAS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mosquito e Renato Augusto comemoram gol do Corinthians sobre o Fluminense na Copa do Brasil Imagem: SAULO DIAS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

15/09/2022 21h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, nesta quinta (15), na Neo Química Arena, e garantiu sua vaga para a final da Copa do Brasil de 2022.

Depois de marcar um dos gols do empate do jogo de ida, no Maracanã, por 2 x 2, o meia Renato Augusto foi o grande herói da classificação do Alvinegro ao anotar o gol aos 34 minutos do primeiro tempo. Giuliano e Felipe Melo (gol contra) sacramentaram a goleada, aos 45' e 48' do segundo tempo.

Agora, Corinthians e Flamengo vão fazer a final da Copa do Brasil nos próximos dias 12 e 19 de outubro - A CBF vai sortear o mando de campo ainda. Esta será a primeira final entre os dois clubes de maior torcida do Brasil na competição e a primeira grande final entre eles.

Até hoje, Corinthians e Flamengo fizeram apenas uma final na história, na Supercopa do Brasil de 1991. Naquele ano, o torneio estava na sua segunda edição e foi vista por apenas 2706 pessoas. Com gol de Neto, o Corinthians venceu por 1 x 0 e levou a taça.

Em 2022, Corinthians e Flamengo já se enfrentaram num mata-mata, com um passeio do rubro-negro carioca. Pelas quartas de final da Libertadores, o Fla venceu o jogo de ida, em Itaquera, por 2 x 0, com gol de Arrascaeta e Gabigol. Na volta, garantiu a classificação com outra vitória, por 1 x 0, no Maracanã, com gol de Pedro.

Nesta temporada 2022, os dois times se enfrentaram também pelo Brasileirão, com vitória do Corinthians por 1 x 0, pela 16ª rodada, na Neo Química Arena, com um gol contra de Rodinei. O jogo, realizado no dia 10 de julho, marcou a última derrota do Flamengo de Dorival Júnior na temporada. Desde então, o Fla emendou 19 jogos de invencibilidade, garantindo nessa sequência as classificações para as finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

Na história do confronto, Flamengo e Corinthians já se enfrentaram 8 vezes em disputas de mata-matas, com 5 vitórias do time carioca e 3 do time paulista:

1984 - Quartas de final do Campeonato Brasileiro (Corinthians)
1989 - Quartas de final da Copa do Brasil (Flamengo)
1991 - Final da Supercopa do Brasil (Corinthians)
1997 - Quartas de final do Torneio Rio-São Paulo (Flamengo)
2010 - Oitavas de final da Libertadores (Flamengo)
2018 - Semifinal da Copa do Brasil (Corinthians)
2019 - Oitavas de final da Copa do Brasil (Flamengo)
2022 - Quartas de final da Libertadores (Flamengo)