Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com reservas, Palmeiras arranca empate em Bragança e frustra rivais

Jogadores do Palmeiras comemoram primeiro gol diante do Bragantino, pelo Brasileirão - WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Palmeiras comemoram primeiro gol diante do Bragantino, pelo Brasileirão Imagem: WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

03/09/2022 20h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pensando no jogo de volta da semifinal da Libertadores, na próxima terça-feira (6), o Palmeiras do técnico Abel Ferreira entrou com apenas três titulares contra o Bragantino neste sábado (3), em Bragança Paulista, e voltou com um ótimo resultado, ainda mais pelas circunstâncias da partida. Depois de levar dois gols no primeiro tempo (aos 23 e aos 35), o Palmeiras buscou o empate, marcando um gol no finalzinho do primeiro tempo e outro com o atacante Merentiel aos 27 minutos do 2º tempo.

Com apenas Weverton, Danilo e Gustavo Scarpa como titulares, o Palmeiras sentiu a falta de entrosamento e acabou dominado pelo Bragantino nos primeiros minutos de jogo. Com mais posse de bola, o time da casa, porém, não conseguia chegar ao gol de Weverton. Mas aos 23 minutos, após uma falta do lado direito, Artur levantou a bola na área do Palmeiras, Aderlan desviou e Luan Cândido marcou. Pouco depois, aos 35 minutos, Artur aproveitou vacilo de Danilo e Kuscevic e acertou um belo chute de fora da área.

Depois do gol, o Bragantino recuou e deu espaço ao Palmeiras, que teve 7 escanteios a favor no primeiro tempo. No último deles, Vanderlan aproveitou uma sobra a mandou para a área. O goleiro Cleiton saiu mal, na dividida com Luan, e acabou jogando para a própria meta.

O gol animou o Palmeiras que voltou melhor na segunda etapa, pressionando e buscando o empate. Depois da entrada de Dudu, Gabriel Menino e Rony nos lugares de Wesley, Atuesta e Flaco López, aos 15 minutos, o Palmeiras melhorou ainda mais. Pouco depois, aos 21 minutos, entraram ainda Zé Rafael e Merentiel e saíram Gustavo Scarpa e Bruno Tabata. Pouco depois, o atacante argentino aproveitou um ótimo cruzamento do zagueiro Luan, da direita, e empatou o jogo.

Abel mexeu bem no time, buscou o empate e manteve a invencibilidade do Palmeiras como visitante no Brasileirão. São agora 13 jogos sem derrota. Somando os dois jogos do Brasileirão de 2021, o Palmeiras já acumula 15 jogos de invencibilidade no Brasileirão, se aproximando do recorde de 16 jogo na era dos pontos corridos, que é do próprio Palmeiras entre 2018 e 2019.

O Palmeiras chega a 4 jogos sem vitória na temporada, sendo três no Brasileirão. Desde novembro de 2021 o time de Abel Ferreira não tinha uma sequência tão grande sem vitória — naquela época o time jogou com reservas às vésperas da final da Libertadores.

Mas com o ponto em Bragança Paulista, o Palmeiras pode ainda manter uma boa vantagem no Brasileirão. Com 51 pontos (recorde do time até a 25ª rodada no Brasileirão), o Palmeiras tem agora 9 pontos a mais que Fluminense (que perdeu para o Athletico Paranaense neste sábado) e 8 para o Flamengo, que vai jogar nesse domingo (4), contra o Ceará, no Maracanã. No pior cenário, a diferença para o vice-líder poderá cair para 5 pontos. Na próxima rodada, o Verdão vai pegar o lanterna Juventude, em casa, podendo até ampliar a vantagem.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter