Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fortaleza vai da Série C em 2017 para as oitavas da Libertadores em 2022

Moises, do Fortaleza, comemora gol sobre o Colo-Colo pela Copa Libertadores - MARTIN BERNETTI / AFP
Moises, do Fortaleza, comemora gol sobre o Colo-Colo pela Copa Libertadores Imagem: MARTIN BERNETTI / AFP

Colunista do UOL

26/05/2022 11h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Fortaleza conseguiu um resultado histórico nessa quarta-feira (25), venceu o Colo-Colo-CHI, em Santiago por 4 x 3, e garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Estreante na competição, o time cearense construiu mais um belo capítulo em sua trajetória vitoriosa nesses últimos anos.

Em 2017, o tricolor cearense estava na Série C do Brasileirão, havia sido eliminado na semifinal do campeonato estadual e muito distante da atual realidade. Naquele ano, o clube foi vice-campeão da Terceira Divisão, voltou à Série B do Brasileiro e deu início a uma das maiores ascensões do nosso futebol.

Em 2018, sob o comando do técnico Rogério Ceni, o Fortaleza conquistou a Série B e garantiu sua volta à Primeira Divisão depois de 13 anos. No ano seguinte, 2019, ainda com Ceni, o tricolor reconquistou o Campeonato Cearense, depois de dois anos, e a Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história. No final do ano, foi 9º no Brasileirão e garantiu vaga num torneio internacional oficial pela primeira vez desde sua fundação em 1918.

Em 2020, o Fortaleza foi bicampeão cearense, estreou na Copa Sul-Americana e se manteve na Série A do Brasileirão. No ano seguinte, em 2021, fez uma de suas melhores temporadas na história. Foi tricampeão estadual, semifinalista da Copa do Nordeste, semifinalista da Copa do Brasil (sua melhor campanha na competição) e foi o 4º colocado no Brasileirão, fazendo sua melhor campanha desde 1971, sob o comando do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Com isso, garantiu vaga pela primeira vez na Copa Libertadores.

Já em 2022, começou o ano começou ainda melhor. O Fortaleza foi tetracampeão cearense (invicto), campeão da Copa do Nordeste (também invicto) e conseguiu passar para as oitavas de final da Libertadores em seu ano de estreia na competição. Nem o último lugar no Brasileirão até a 7ª rodada vem preocupando o seu fanático torcedor atualmente. O Fortaleza vive um momento glorioso e merecido e tem que aproveitar. Ótimo para o futebol brasileiro que ganha uma força do Nordeste ainda mais de um clube com uma torcida gigante e apaixonada. Mérito também ao competente presidente do clube, Marcelo Paz.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter