Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Para surpresa geral, vem aí o 'Todo Poderoso Timão'

Jô comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Grêmio no Brasileirão - Pedro H. Tesch/AGIF
Jô comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Grêmio no Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eliminado da primeira fase da Copa Sul-Americana, sendo goleado pelo Peñarol, na semifinal do Paulistão sem dar o mínimo trabalho ao Palmeiras, e pelo Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil, o Corinthians começou o Brasileirão sendo candidato ao rebaixamento, inclusive por mim.

O futebol de baixíssimo nível técnico era preocupante. A desorganização do time de Sylvinho, que não mostrava qualquer evolução tática, era nítida e o corintiano mais otimista sabia que a melhor coisa para a temporada seria apenas esperar o fim do ano com o time na Série A. Com uma dívida gigante, beirando a casa do bilhão de reais, o Corinthians não dava pinta nenhuma de melhora.

Mas eis que nessa janela de transferências de agosto o clube resolveu sair às compras. Depois de rescindir contratos de muitos jogadores e enxugar sua folha salarial, o Corinthians apresentou um balancete fiscal com superávit no primeiro semestre e conseguiu ótimos reforços, repatriando jogadores importantes.

Depois de trazer o meia Giuliano e o volante Renato Augusto, o Corinthians anunciou na última semana o atacante Roger Guedes, o lateral direito João Pedro e nesse domingo praticamente fechou com aquele que pode vir a ser o maior reforço de todos: o meia Willian, revelado pelo clube em 2007 e que estava no Arsenal, da Inglaterra.

Aos 33 anos, Willian volta ao clube depois de 14 temporadas em alto nível no futebol europeu e em boa forma física. Jogador de extrema habilidade, Willian pode formar um ótimo meio de campo com Renato Augusto e Giuliano e fazer o Corinthians voltar a sonhar com títulos e, quem sabe, ainda brigar por uma vaga no G4 do Brasileirão

Com três vitórias seguidas nos últimos jogos, o Corinthians pulou para a 6ª colocação, com 27 pontos, e hoje está 12 pontos atrás do Atlético-MG, o líder do campeonato. Pensar no título Brasileiro de 2021 ainda é algo distante, afinal, além do Galo, o campeonato tem outros dois fortíssimos candidatos (Flamengo e Palmeiras), hoje muito mais preparados para levantar a taça.

Mas como o maior campeão da era dos pontos corridos e empolgado com a chegada de tantos e bons reforços, o Corinthians pode ainda fazer sua torcida acreditar numa arrancada. Acho difícil, afinal, o time precisaria se acertar muito em campo. Muito mais do que vem fazendo nesses últimos jogos. Mas, pensando na temporada 2022, dá para o corintiano vislumbrar um futuro melhor. Muito diferente do que era há um mês, quando perdeu feio para o Flamengo em casa.

Ainda é cedo para cravar, mas a volta do Todo Poderoso Timão (apelido dado ao time na época do bicampeonato brasileiro em 1998/99 e do Mundial de Clubes de 2000, e que depois ganhou força nos anos 2010), pode, sim, vir a acontecer. Basta também que sua diretoria não pise na bola e acerte suas finanças.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Willian foi revelado pelo Corinthians em 2007 e não 2017. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL