Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arrumar a defesa foi o grande trunfo de Crespo pelo campeão São Paulo

O técnico Hernán Crespo foi campeão paulista pelo São Paulo - Marcelo Endelli/Getty Images
O técnico Hernán Crespo foi campeão paulista pelo São Paulo Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Colunista do UOL

23/05/2021 20h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foram pouco menos de 3 meses, mas o argentino Hernán Crespo conseguiu fazer uma grande revolução no São Paulo e tirou o time da fila 9 anos sem títulos. Com o esquema tático 3-5-2 e um padrão de jogo muito bem definido, o treinador fez o grupo reconquistar a confiança rapidamente.

Nos dois jogos da final contra o Palmeiras, o São Paulo não levou gol. Aliás, na primeira fase contra o atual campeão da Libertadores o tricolor também não foi vazado. Na campanha do título Paulista, o time de Crespo levou apenas 11 gols e não tomou gol em 9 partidas. Na Libertadores, em 5 jogos, foram só 2 gols sofridos e 3 jogos sem levar gol.

Com o experiente zagueiro Miranda, Crespo acertou o sistema defensivo colocando ainda Arboleda e Léo como titulares da zaga e tirando Bruno Alves da equipe. Com Daniel Alves de volta à lateral direita, o São Paulo de Crespo mostrou muita força defensiva, não levando sustos em grande parte dos jogos. Nem mesmo contra o Palmeiras, com seu contra-ataque eficiente, conseguiu furar esse bloqueio em 180 minutos na final.

Outra importante mudança no time foi a volta de Liziero ao time titular, atuando como segundo volante, à frente de Luan. Com o time muito bem postado atrás, ajudou bastante também para que os meias Gabriel Sara e Benítez pudessem brilhar lá na frente e levar o time a terminar a competição com o melhor ataque (44 gols em 16 jogos - média de 2,75 por jogo).

Nos clássicos, o São Paulo de Crespo ficou invicto (3 vitórias e 2 empates), com 9 gols feitos e apenas 2 sofridos (ambos no empate contra o Corinthians por 2 x 2 quando entrou em campo com time reserva).

Sem o peso de jejum de títulos, o São Paulo pode agora sonhar com conquistas maiores na temporada 2021. Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, esse time de Crespo tem chance de ir longe.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)