Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Daniel Alves, Fernandinho e Thiago Silva têm bola para jogar a Copa de 2022

Fernandinho foi um dos destaques do Manchester City na semifinal na Liga dos Campeões - Getty Images
Fernandinho foi um dos destaques do Manchester City na semifinal na Liga dos Campeões Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

06/05/2021 15h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Tite deverá divulgar nas próximas semanas a convocação da seleção brasileira para a Copa América e para as Eliminatórias da Copa de 2022, que serão disputadas em junho. Nessa lista, deverão aparecer os veteranos Daniel Alves (38 anos), Thiago Silva (36) e Fernandinho (36), que vivem um ótimo momento.

Sob o comando do técnico argentino Hernán Crespo, Daniel Alves, que completou 38 anos nesta quinta (6), voltou a atuar na lateral direita e vem sendo um dos principais nomes do time que faz um bom início de temporada.

Thiago Silva, dispensado pelo PSG após o vice na última Liga dos Campeões, se firmou no Chelsea, e vai novamente para a decisão continental jogando o fino.

Já Fernandinho, sempre elogiado pelo técnico Pep Guardiola, teve uma atuação impecável na semifinal contra o PSG e pode fechar a temporada com o título europeu e inglês debaixo do braço atuando como titular.

Tudo bem que faltam ainda 18 meses para a Copa de 2022, mas os três veteranos parecem seguir firme como candidatos ao grupo que vai ao Mundial do Qatar. Daniel Alves, como lateral direito, segue sem grande concorrência (Danilo, da Juventus), é quem chega mais perto hoje.

Na zaga, Thiago Silva tem a seu favor o entrosamento com Marquinhos, hoje titular absoluto de Tite. Juntos, os zagueiros atuaram em 221 partidas pelo PSG e pela seleção Brasileira. Thiago Silva ainda vai completar 37 anos em setembro e poderá chegar ao Mundial de 2022 com 38 anos. Daniel Alves terá 39 e Fernandinho, 37.

Jogadores que fizeram parte do elenco da Copa de 2014 (só Thiago Silva não atuou na derrota por 7 x 1 para a Alemanha), sob o comando de Felipão, os três voltaram a ter chance na seleção com o técnico Tite, sendo titulares nas Eliminatórias. Daniel Alves, cortado às vésperas do Mundial da Rússia, acabou perdendo a chance de disputar a Copa. Já Thiago Silva e Fernandinho foram titulares.

Dos três, Fernandinho, que fez um gol contra na derrota para a Bélgica, que eliminou o Brasil nas quartas de final, foi quem mais perdeu espaço, tendo disputado apenas 4 jogos depois (sendo os dois últimos na Copa América de 2019). Apesar de ser muito criticado ainda por aqui, o jogador segue bastante prestigiado no Manchester City, principalmente pelo técnico Guardiola.

Pode parecer ruim para muita gente, mas esses três veteranos merecem voltar à seleção pela bola que vêm jogando. E pela história, nada mais justo que jogarem ainda mais uma Copa.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)