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Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Warner torna equipe de Esporte em "influenciadores" para atrair anunciantes

André Henning: narrador da TNT Sports, que agora chama sua equipe de esportes de "influenciadores" para o mercado - Reprodução/Facebook
André Henning: narrador da TNT Sports, que agora chama sua equipe de esportes de "influenciadores" para o mercado Imagem: Reprodução/Facebook
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

Colunista do UOL

12/05/2021 18h28

A Warner decidiu adotar uma nova estratégia para vender acordos comerciais para as suas transmissões de futebol no Brasil e mudou a nomenclatura de seus narradores, comentaristas e jornalistas esportivos. A partir de agora, todos são "influenciadores". Ainda não há um projeto estabelecido, mas a ideia é usar o poder de engajamento desses profissionais nas redes para atrair novas marcas para o futebol.

A coluna apurou que esta mudança acontece para potencializar as vendas comerciais do Brasileirão e da Champions League. A empresa americana está preocupada porque ainda não conseguiu ter com a principal liga do futebol nacional o mesmo retorno comercial obtido com a competição europeia.

A Warner vai transmitir 42 jogos do Campeonato Brasileiro em 2021. Até agora, Bradesco, Claro, Fiat, Ipiranga e SportingBet fecharam acordo. São cinco marcas. Neste ano, a Champions League conseguiu 11.

Com o uso de influenciadores a Warner não estabelecerá formatos prontos para as marcas. A estratégia é conversar com o anunciante e entregar uma ação comercial personalizada para engajar os internautas que seguem seus contratados.

O objetivo na Warner é mostrar que seus profissionais possuem um alcance inédito em relação aos apresentadores e jornalistas da Globo, por exemplo. Para exemplificar o alcance, a empresa americana apresentou ao mercado os números de alguns de seus agora denominados influenciadores.

O narrador André Henning foi um deles. Contando Facebook, Twitter e Instagram, o jornalista passa de 1 milhão de seguidores. Outros nomes utilizados foram Pedro Certezas, Casimiro Miguel, Taynah Espinoza, Vitor Sérgio Rodrigues, Bruno Formiga, entre outros.

No Brasileirão, a TNT Sports tem os direitos de jogos de Palmeiras, Santos, Ceará, Fortaleza, Athletico Paranaense, Juventude e Bahia. A emissora paga pouco mais de R$ 100 milhões pelos direitos de transmissão. No ano passado, a empresa quase deixou o Campeonato Brasileiro, mas decidiu seguir após se acertar com os clubes.

O jogo inaugural da transmissão do Campeonato Brasileiro 2021 na TNT Sports será Bahia x Santos, no dia 29 de maio, às 19h (horário de Brasília).

Após a publicação da reportagem, a Warnermedia enviou o seguinte comunicado:

"Sobre a matéria "Warner torna equipe de Esporte em 'influenciadores' para atrair anunciantes" , a WarnerMedia, como detentora da marca TNT Sports, atesta que:

- Temos uma estratégia consolidada na casa, focada em desenvolver diálogos de nossos talentos com seus seguidores e em torno de nosso conteúdo e patrocinadores. É uma solução consistente, com diversos cases para provar.

- A WarnerMedia já possui cinco patrocínios conectados ao nosso projeto de Campeonato Brasileiro Série A 2021, e não dois, como diz o texto. São eles: Bradesco, Claro, Fiat, Ipiranga e SportingBet".