Topo

Dois brasileiros vão às semifinais no Mundial; Selbach está fora

Da Redação <br/> Em São Paulo

19/09/2007 18h39

Dois canoístas brasileiros se classificaram nesta quarta-feira às semifinais do Mundial de canoagem slalom, que está sendo disputado em Foz do Iguaçu, pela primeira vez no Brasil. Os europeus, com tradição na categoria, obtiveram mais de 90% das oitenta vagas no primeiro dia de competição, que teve provas das embarcações K1 e C1.

1º DIA DO MUNDIAL DE SLALOM
Divulgação/Thiago Padovani
Foz do Iguaçu virou palco do Mundial de canoagem slalom a partir desta quarta-feira
Divulgação/Thiago Padovani
Norte-americano Scott Parsons desbancou europeus e fez o melhor tempo no K-1
Cassio Petry e Filipi Souza avançaram à próxima fase no C1. A surpresa foi a eliminação de Gustavo Selbach, dono de 18 títulos brasileiros, no K1, apontado como favorito entre os atletas nacionais.

"Atingir uma final num campeonato como este é muito difícil, mas estar numa semifinal já atinge os objetivos que havíamos planejado", afirmou Cassio, ponderado. As semifinais serão disputadas no sábado.

No C1, o francês bicampeão olímpico Tony Estanguet confirmou o favoritismo e obteve o primeiro lugar na classificação, seguido pelo eslovaco Michael Martikan e pelo austríaco Robin Bell. Entre os quarenta atletas que seguiram para as semifinais nesta categoria, apenas cinco são do continente americano.

"Apesar de ter falhado em algumas provas, estou confiante em conquistar um bom resultado aqui no Campeonato Mundial. Basta eu estar concentrado e focar o melhor trajeto para a descida do canal", afirmou Estanguet.

No K1, considerada por atletas e dirigentes a categoria mais difícil da canoagem slalom, porém, o norte-americano Scott Parsons obteve a melhor colocação. Os alemães Alexander Grimm e Erik Pfannmoeller ficaram com a segunda e terceira posições, respectivamente.

Na quinta-feira acontecem as classificatórias do C2 masculino e do K1 feminino. Na sexta, serão disputadas as provas por equipes, e no sábado e domingo estão previstas as semifinais e finais das quatro categorias.

No total, são 294 atletas de 62 países que brigam pelas 46 vagas para a Olimpíada de Pequim disponíveis no Campeonato Mundial.