Topo

Boxeadora da Zâmbia vence por pontos e tira título mundial de brasileira

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/05/2010 19h28

A sérvia naturalizada brasileira Duda Yankovich perdeu o título mundial das meio-média ligeiras, pela Associação Internacional de Boxe Feminino (Wiba, em inglês). Apoiada pela torcida, a boxeadora zambiana Esther Phiri venceu o combate de maneira unânime, por pontos, e coroou com um cinturão mundial sua história de superação pessoal.

Mãe desde os 16 anos de idade, a pugilista chamou a atenção da imprensa mundial nos últimos dias pelo passado marcado por dificuldades em seu país natal. Quando criança, a zambiana chegou a lutar contra a fome, e viu seu pai morrer de malária. Neste sábado, Phiri confirmou a expectativa criada em torno de si e dominou todo o combate contra Duda, que mantinha o cinturão em recesso desde o ano passado.

“Eu mostrei hoje que boxe é um esporte em que se usa a cabeça, e não apenas os músculos”, disse Esther, que perdeu pontos por um soco na nuca da brasileira, e mesmo assim seguiu em vantagem, segundo os juízes.

O resultado negativo é o segundo consecutivo na carreira de Duda Yankovitch. Depois de ascender no esporte e chegar ao título mundial das meio-média ligeiras em 2006, a brasileira tentou subir de categoria no ano passado.

A luta pelo cinturão entre as meio-médias, porém, foi um fracasso, e Duda foi nocauteada no quarto assalto pela norte-americana Holly Holm. Com um nariz quebrado, a brasileira foi considerada campeã em recesso para poder defender o cinturão das meio-médias ligeiras, que agora pertence a Phiri.