Topo

Americano faz duas maratonas em uma: corre na contramão e depois volta

Ryan Chukuske correu a mesma maratona duas vezes no mesmo dia - Reprodução
Ryan Chukuske correu a mesma maratona duas vezes no mesmo dia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 06h00

Muitos atletas gostam de desafiar seus limites, mas esse americano foi além. Em vez de correr uma maratona nos Estados Unidos como todo mundo, ele a correu duas vezes. Isso mesmo. Quando a largada foi dada às 8h de domingo, Ryan Chukuske já havia completado o percurso uma vez, horas antes, no sentido contrário.

Ryan largou às 3h de domingo da linha de chegada da Maratona de Mankato, em Minnesota. Correu os 42,1 quilômetros na contramão, cruzando a linha inicial 4h10 depois. A primeira etapa terminou às 7h10, 50 minutos antes da largada oficial.

O americano de 33 anos descansou um pouco e disparou novamente às 8h com os mais de 400 participantes, dessa vez na direção certa. Ryan fez o trecho pela segunda vez em 4h30, chegando na 272ª colocação.

No total, percorreu 84,3 quilômetros em 8h40, com apenas 50 minutos de descanso. Sua mulher, Megan Giesen, o acompanhou de bicicleta no primeiro trecho, durante a madrugada. E contou que as loucuras do marido são comuns.

“Uma ou duas vezes ao ano ele chega em casa e diz: ‘precisamos fazer alguma coisa diferente’. Então não fiquei surpresa”, disse ela.

Ryan revelou como encara mentalmente desafios como esse da maratona. “Durante a corrida eu simplesmente não penso em correr, apenas aproveito o que estou fazendo. Sentir o apoio das pessoas durante a corrida é sensacional, assim como dividir a rua com outros corredores, as pessoas se ajudando. Isso é o que importa para mim”.