Topo

Perereca 'vegana' filmada por brasileiros pode fazer o trabalho de abelhas

A perereca polinizadora é um dos poucos anfíbios do mundo que se alimenta ativamente de frutos, flores e néctar.  - Henrique Nogueira
A perereca polinizadora é um dos poucos anfíbios do mundo que se alimenta ativamente de frutos, flores e néctar. Imagem: Henrique Nogueira

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

13/04/2023 06h00

Uma perereca comedora de frutos não é algo comum na natureza. O anfíbio é conhecido por ser carnívoro e se alimentar de pequenos insetos. O que não é o caso da Xenohyla truncata, que além de "vegana" também pode ser polinizadora.

A perereca é a única da espécie que se alimenta de néctar e não somente de pequenos insetos, assim, a espécie é considerada onívora. Feita por pesquisadores brasileiros, uma filmagem inédita do animal comendo pôde registrar novas descobertas sobre sua alimentação que possibilitou análises do seu conteúdo estomacal.

"Aparentemente, elas destroem as flores pequenas, mas no caso de flores grandes, que suportem o tamanho e peso da perereca, ela entra, se alimenta do néctar e ainda sai toda suja de pólen!", escreveu em sua conta no Twitter Carlos Henrique Nogueira, médico veterinário do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, autor principal do trabalho.

Perereca polinizadora  - Henrique Nogueira - Henrique Nogueira
A perereca 'Xenohyla truncata' foi registrada cheia de pólen
Imagem: Henrique Nogueira

A polinização garante a perpetuação de várias espécies. É como diversas plantas conseguem se multiplicar e se manter vivas. A ação é fundamental para a manutenção das espécies e o principal responsável por ela são as abelhas.

Perereca se alimentando - Henrique Nogueira  - Henrique Nogueira
Perereca se alimentando
Imagem: Henrique Nogueira

Apesar da possível importância natural que a perereca polinizadora exerce, a espécie encontra-se ameaçada.

Isso porque ela tem distribuição restrita às áreas de restinga do estado do Rio de Janeiro que, segundo postagem do pesquisador Henrique Nogueira, trata-se de "um dos ambientes mais ameaçados do Brasil, principalmente pela expansão imobiliária".

Perereca polinizadora - henrique Nogueira - henrique Nogueira
Segundo o artigo publicado pelos pesquisadores a descoberta da perereca polinizadora pode ser revolucionária
Imagem: henrique Nogueira

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também considera a Xenohyla uma espécie vulnerável.

A descoberta foi publicada no artigo cujo título, em tradução livre, é "Entre frutas, flores e néctar: a extraordinária dieta da rã Xenohyla truncata", na revista científica Food Webs.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi acrescentado na matéria que a alimentação da perereca não é apenas de néctar, mas também de pequenos insetos. Assim, ela é considerada onívora.