Topo

Ministra diz que Alemanha vai investir R$ 35 milhões no Fundo Amazônia

Marina Silva em entrevista coletiva ao lado da ministra alemã, Svenja Schulze - Reprodução/YouTube
Marina Silva em entrevista coletiva ao lado da ministra alemã, Svenja Schulze Imagem: Reprodução/YouTube

Camilla Freitas e Paula Rodrigues

De Ecoa, em São Paulo (SP)

30/01/2023 15h29

A Alemanha está investindo 35 milhões de euros no Fundo Amazônia para fortalecer a iniciativa de proteger a floresta. A informação foi dada pela ministra do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze nesta segunda-feira em entrevista coletiva ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília.

Assim que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, principal investidora do Fundo, afirmou que o país o retomaria após suspendê-lo em 2019 por causa do aumento do desmatamento e das ações do governo de Jair Bolsonaro (PL) vistas como prejudiciais ao meio ambiente no país.

Houve um aumento maciço do desmatamento sob Bolsonaro, o que tem sido muito preocupante. Todo mundo preocupado com o clima viu dolorosamente como ele desrespeitou completamente os antigos acordos e promessas

Espen Barth Eide, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega

O que é o Fundo Amazônia?

Durante a Conferência do Clima, que aconteceu em Nairóbi, em 2006, o governo brasileiro propôs a criação de um fundo para que outros países pudessem contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa - principal causa do aquecimento global e da crise climática.

Dois anos depois, o decreto n° 6.527, de 1° de agosto de 2008, criou o Fundo Amazônia, com objetivo de captar recursos internacionais para promover ações de preservação e combate ao desmatamento da Amazônia.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é o responsável por administrar e destinar as doações recebidas. Ainda existe um Comitê Orientador, com participantes do Governo Federal, dos estados da Amazônia Legal e da sociedade civil - todos devem estar de acordo para que uma decisão seja tomada.

Para o que serve o Fundo Amazônia?

Segundo o decreto, o Fundo Amazônia pode ser usado para:

  • Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;

  • Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;

  • Manejo florestal sustentável;

  • Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da vegetação;

  • Zoneamento Ecológico e Econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;

  • Conservação e uso sustentável da biodiversidade;

  • Recuperação de áreas desmatada