Topo

Após racismo na Euro, jogadores negros da Inglaterra brilham contra Irã

Saka sofreu racismo após perder pênalti na final da Eurocopa e se consagrou fazendo dois gols na estreia da Inglaterra na Copa - Getty Images
Saka sofreu racismo após perder pênalti na final da Eurocopa e se consagrou fazendo dois gols na estreia da Inglaterra na Copa Imagem: Getty Images

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

21/11/2022 12h03

A Inglaterra começou a Copa do Mundo do Qatar com o pé direito. Os ingleses venceram a seleção iraniana por seis a dois. Jude Bellingham, Bukayo Saka e Raheem Sterling foram os nomes da partida pelo lado inglês. Se na estreia os jogadores negros foram ovacionados pela torcida, o mesmo não aconteceu na Eurocopa de 2020.

A final da competição foi definida nos pênaltis contra a Itália que se consagrou campeã em solo inglês. Na ocasião, o próprio Saka, que fez dois dos gols da Inglaterra contra o Irã, e que estava com 19 anos, além de Marcus Rashford, também autor de dois gols na estreia do ingleses na Copa, e Jadon Sancho foram alvos de racismo após perderem os pênaltis decisivos da partida.

Os ataques racistas estavam revestidos, também, de xenofobia. Termos como "saia do meu país", "macaco" e "volta para a Nigéria" foram usados em comentários de fotos dos atletas no Instagram.

Quando a gente vê uma manifestação racista e xenofóbica através nos estádios, esse tipo de coisa não acontece só para atingir o atleta, mas para atingir tudo o que ele representa. Embora esses jogadores não sejam necessariamente imigrantes, eles são descendentes.

Guilherme Freitas autor do livro "As seleções de futebol da União Europeia: identidade, migração e multiculturalismo através da bola"

A FA (The Football Association, entidade que controla o futebol inglês) e a Uefa classificaram o episódio como "nojento" e pediram providências. Um motorista de caminhão de 52 anos chegou a ser condenado a pouco mais de dois meses de prisão em função de atos racistas, segundo o jornal Standard.

Jogadores ingleses comemoram vitória contra o Irã - Getty Images - Getty Images
Jogadores ingleses comemoram vitória contra o Irã
Imagem: Getty Images

"Condenamos veementemente todas as formas de discriminação e estamos horrorizados com o racismo online que tem se dirigido a alguns de nossos jogadores da Inglaterra nas redes sociais", disse a FA.

Não poderíamos deixar mais claro que alguém por trás de tal comportamento nojento não é bem-vindo na nossa equipe. Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para eliminar a discriminação do jogo, mas imploramos ao governo que aja rapidamente e implemente a legislação apropriada para que esse abuso tenha consequências na vida real.

The Football Association

No Twitter, o nome de Saka chegou ser destaque nos trending topics com torcedores lembrando o ocorrido com o jogador na final da Euro e sua redenção na estreia da Inglaterra na Copa.