PUBLICIDADE
Topo

Fortaleza doa mudas e incentiva moradores a plantarem árvores nas calçadas

O locutor Luiz Antônio da Silva escolheu um ipê amarelo do cerrado para a calçada em frente à sua casa - Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza
O locutor Luiz Antônio da Silva escolheu um ipê amarelo do cerrado para a calçada em frente à sua casa Imagem: Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza

Ed Rodrigues

Colaboração para Ecoa, do Recife

29/05/2022 06h00

Seguindo uma tendência de várias cidades brasileiras que incentivam moradores a plantarem mudas para contribuir com a arborização urbana, Fortaleza (CE) lançou uma campanha para estimular a população a cultivar árvores nas calçadas. As espécies, doadas pela prefeitura da capital cearense, não oferecem risco ao passeio público ou às estruturas dos imóveis.

Embora já acostumado com o calor do município, o locutor Luiz Antônio da Silva, 45 anos, aprovou a medida e já sonha com a sombra arejando a fachada de sua casa, além de contribuir para a melhora da qualidade do ar.

Luiz lembra que havia "uma árvore bonita" na frente de sua residência, mas a espécie não era adequada para o local e provocou transtornos. "As raízes quebraram toda a calçada. Também não era muito favorável aos pássaros. Resolvi mudar e participar do projeto da prefeitura. Plantamos um ipê amarelo do cerrado", conta o morador do bairro Jangurussu.

Ele lembra que a localidade é nova e pouco arborizada. "Ver o bairro com muito verde é um sonho a ser realizado. Aqui é muito espaçoso e tem locais apropriados para fazer um paisagismo bonito. Espero um dia ver as ruas com árvores plantadas em seus devidos locais, as áreas verdes bem planejadas, com praças iluminadas e tudo limpinho", diz.

Luiz Antônio ganhou uma das 11 mil mudas distribuídas pela prefeitura de Fortaleza. Segundo Luciana Lobo, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente da cidade, o projeto Árvore na Minha Calçada surgiu em 2013 e faz parte do Plano de Arborização de Fortaleza.

"É uma ferramenta importante para ampliar a arborização da nossa cidade e, ao mesmo tempo, criar um laço forte entre a população, a secretaria e o meio ambiente", afirma.

O plantio constante de novas árvores em calçadas e jardins, aliado a outros projetos de arborização da pasta municipal, gera o aumento da cobertura vegetal e mobiliza os moradores. Quando eles ganham uma muda de árvore nativa, ressalta a secretária, ficam responsáveis por cuidar para que a planta cresça saudável e adquirem um novo olhar sobre o verde.

Muda - Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza.  - Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza.
Projeto da prefeitura de Fortaleza (CE) distribuiu 11 mil mudas de árvores nativas
Imagem: Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza.

O projeto responde à demanda. A população solicita e a prefeitura envia as equipes para o plantio. Cada morador pode solicitar até cinco mudas, de acordo com o espaço disponível, obedecendo as normas do Plano Municipal da Caminhabilidade de Fortaleza.

"Contamos com parceiros privados e mudas compensatórias para sempre termos estoque e atender rapidamente as solicitações", diz Luciana. 'Quando o cidadão entra em contato com a secretaria, a equipe do plano de arborização faz uma vistoria prévia ao local de plantio, verificando aspectos como largura da calçada, tipo de fiação e sombreamento. Dessa forma, é possível verificar a viabilidade do plantio e qual espécie é a mais adequada para aquela calçada."

Após a instalação da árvore, a equipe repassa informações básicas e entrega um folder explicativo com dicas, orientações e telefones para contato. Os moradores de Fortaleza que quiserem participar do projeto precisam apenas entrar em contato com a equipe do Plano de Arborização e repassar informações básicas sobre a calçada (ou outro local) onde será feito o plantio, quantidade e tipo de muda.

Muda - Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza - Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza
Cada morador pode solicitar até cinco mudas, de acordo com o espaço disponível, obedecendo as normas do Plano Municipal da Caminhabilidade de Fortaleza
Imagem: Rodrigo Carvalho/ Prefeitura de Fortaleza

Árvores nativas

"Uma das premissas do programa é estimular o plantio de árvores nativas do nosso bioma e elas, em maioria, são do tipo pivotante, ou seja, têm o crescimento estimulado verticalmente para as camadas mais inferiores do solo e, assim, não danificam a calçada. Ao contrário, apenas contribuem para melhorar o passeio público, quando garantem sombra e clima ameno", destaca Luciana, acrescentando que as espécies mais pedidas são jucá, pau branco, aroeira e ipê —"aliás, a árvore-símbolo de Fortaleza, eleita por consulta popular, é o ipê amarelo".

Além do projeto, a cidade promove ações periódicas de plantio. No mês de abril, por exemplo, foi lançado o Super Plantio de Abril, com a meta de plantar, no mínimo, cinco mil árvores em toda a cidade de Fortaleza.

"Outro projeto importante é o Uma Criança, Uma Árvore, que promove a entrega de uma muda nativa a cada criança nascida nos hospitais participantes. A ação busca ampliar a cobertura arbórea da cidade e criar, desde cedo, um laço entre as famílias e o meio ambiente", conclui a gestora.

Como solicitar uma muda de árvore em Fortaleza:

O contato pode ser feito por e-mail (plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br), telefone (85 3542-6929) ou WhatsApp (85 98814-3849).